Em momentos de “vacas magras” gestores e profissionais de vendas trabalham a beira do desespero para encontrar novos clientes. É neste momento que a PROSPECÇÃO FRIA aparece, mas deixa eu te contar algumas coisas sobre ela.

 

 

PROSPECÇÃO FRIA, É UMA “FRIA”!!!

Aí, você contrata uma assistente jovem, esperta, rápida em aprender as coisas. Investe seu tempo para dar um super treinamento contando toda a sua experiência com clientes, todas as qualidades dos seus serviços e todas as “manhas” que ela precisa saber para encontrar as pessoas certas nas empresas para as quais vai ligar. (Ah, pode ser um rapaz também…)

telefonista cansado 400x300Depois coloca uma meta padrão de ligações em prospecção de (mais ou menos) 50 ligações por dia, tendo a certeza que no final da semana terá no mínimo 10% das ligações revertidas em novos prospects, ou seja, 25 novas propostas feitas!

 

  • Na primeira semana nada acontece, mas, “só estamos começando, certo?”. Na segunda consegue 4 ou 5 novos contatos.
  • No meio da terceira semana a sua assistente, já um pouco desanimada te diz: “Chefe, de 50 ligações por dia, tomo pelo menos uns 40 NÃOS na cara, mas a gente consegue!”
  • No final do primeiro mês de trabalho você contabiliza resultados fracos, enxerga uma jovem desmotivada e/ou estressada tentando te esconder que nada está dando certo.
  • Semanas depois ela pede demissão e vai trabalhar em outro lugar por “alguns cruzeiros a mais”…

Não se sinta só.

Se você já passou por coisa parecida, não se sinta sozinho, muitas empresas passam pela mesma tortura. Ainda hoje investem tempo e dinheiro tentando falar com um “mercado surdo para elas”.

As pessoas com as quais você deseja falar não conseguem nem dar conta de comprar o que já precisam, quanto mais dar atenção para o seu pessoal falando de coisas que ainda não estão nas suas prioridades.

Então te pergunto: Isso precisa ser desta forma? Eu acho que não!

Esse é um assunto longo demais para somente um texto, então vamos acabar com o “momento depressão” agora, certo?

Pense como seria se:

  • Olhando com lupa 300As ações de marketing da empresa realmente comunicassem para o público que você quer?
  • Sua empresa estivesse “altamente encontrável” na internet, independente dos lugares onde ela apareça?
  • Pessoas e empresas compradoras dos seus produtos e serviços desejassem comprar de você?

Não existe formula mágica para isso, existe sim solução com trabalho sério e foco empresarial. Mas isso eu te conto na próxima, ok?

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Existe uma nova forma de fazer prospecção de cliente.

Longe de ser uma fórmula mágica como alguns pregam, a prospecção de clientes a partir do Marketing Digital é algo possível e concreto.

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