Gerson é “o cara”!!! Tem muitos anos de experiência em vendas e uma boa carteira de clientes feita ao longo do tempo, foi tudo o que sempre quis! Como já vendeu de tudo, sente que já tem todo o conhecimento necessário para continuar suas atividades com muito sucesso. Inclusive, esse conhecimento fez com que desenvolvesse uma fórmula de vendas matadora e isso ele não conta para ninguém! Gerson é O CARA!

A Saga do Vendedor Matador! – Parte 1

As duas frases mais ditas por Gerson aos seus amigos quando eles falam de dificuldades em vendas são: “Para conseguir uma venda sempre existe um caminho” e a outra é “Não existe cliente difícil, existe vendedor ruim”. Defender essas ideias sempre fizeram com que os amigos de Gerson o admirassem muito, eles tem motivo para isso.

Mesmo sem admitir para ninguém, ultimamente Gerson tem percebido que os seus clientes tem exigido mais informações do que antes, mais confirmações, mais comprovações de capacidade… Fica achando tudo isso um exagero! Na verdade isso é culpa dos clientes não terem capacidade de entender a qualidade dos seus serviços, eles não entendem mais a importância que a sua prestação de serviços tem.

A crise chegou e o problema piorou

Tudo começou a piorar com a chegada dessa crise, conseguir encher a agenda com visitas está mais complicado, parece que os clientes tem dificuldades em recebê-lo. Agora pedem tudo por e-mail, fazem contato por ZapZap. E isso irrita muito o Gerson, porque acredita que na verdade boa venda se faz somente cara-a-cara com o cliente, é assim que ele sempre atuou e é assim que ele é matador.

Fica muito incomodado por ter que se adaptar a este novo mundo. Apesar de detestar o sistema que usa na empresa para fazer propostas, se esforça para passar horas a fio na frente do computador e fazer todas as propostas que seus clientes pedem. São dezenas de propostas por semana, centenas de e-mails, mas mesmo assim percebe que seus clientes estão preferindo não comprar ou comprar de alguns dos seus concorrentes.

 

O mercado inteiro contra o Gerson

Falando em concorrentes este é o ponto que mais chateia o Gerson. “Como o mercado está prostituído, não?” ele pensa e comenta com os amigos. Está perdendo vendas para concorrentes que são muito piores que ele, para empresas que dizem ter qualidade na prestação de serviços, MAS ISSO É MENTIRA! ELAS NÃO TEM!!! Por mais que ele insista em dizer isso para os clientes, eles só querem ver preço menor nas propostas. Agora o negócio é baixar o preço e rezar para vender.

Para piorar, o pessoal da empresa do Gerson estão “jogando contra o time”, diversas mancadas na prestação do serviço estão deixando os clientes que ainda compram um pouco chateados. Como o Gerson vai conseguir defender o discurso de qualidade se o seu pessoal continuar fazendo isso? Não tem vendedor que consiga vender para uma empresa ruim! (Ué, mas isso é justamente contra ao que o Gerson diz aos amigos…).

Onde isso tudo vai parar? Até onde essa crise do mercado e crise dos clientes vai levar Gerson? Ele pensa muito em algo que possa ser feito à curto prazo. A situação tem sido cada vez mais urgente.

O que fazer então? Onde buscar ajuda?

Gerson esteve inclusive se perguntando se não está na hora de buscar alguns cursos ou mesmo alguma consultoria para ajudá-lo. Mas, ele sabe tudo de fechamento, também de prospecção! Na empresa já existe processos demais que acabam engessando o trabalho, com certeza eles não precisam de mais processos.

Nada vai adiantar agora, não agora… O negócio é esperar mesmo, um dia tudo isso vai passar.

Este foi o primeiro capítulo...

O que achou do nosso amigo vendedor matador Gerson? Isso é uma caricatura? Sim, claro que é! Mas, você já viu um Gerson por aí, certo? Será que não existe um pouco de Gerson dentro de cada um de nós vendedores?

Sobre o que falamos aqui:

  • Podemos deixar que o orgulho pelo o que conquistamos ofusque novos horizontes que precisamos alcançar?
  • Estamos nos preparando e nos adaptando para as mudanças de comportamento dos nossos clientes?
  • As novas exigências dos clientes está dificultando as nossas vendas? O que podemos fazer sobre isso?
  • Conseguimos fazer a construção de valor que pode nos distanciar da briga por preços no mercado em que atuamos?