Dias atrás, lendo uma edição da Revista Exame me deparei com um artigo incrível da psicóloga Sul-africana Ph.D Susan David sobre algo que me intrigou profundamente. Ela não falava sobre a conhecida Inteligência Emocional, mas sim, sobre AGILIDADE EMOCIONAL. Depois do artigo veio o TED incrível que ela apresenta e depois foi inevitável ler o livro Agilidade Emocional.
Este texto não tem a intenção de ser um resumo do livro. Quero aqui somente apresentar os pontos que mais me chamaram a atenção e incentivar todos vocês à leitura deste excelente livro. No final deste artigo darei os links para estes materiais.
Agilidade Emocional de Susan David
A agilidade emocional sugerida por Susan David vem da analogia com ginastas por conta da sua flexibilidade, força, resiliência, consciência corporal e tomada rápida de decisões, e não só pela velocidade como se imagina em princípio.
Olhando desta forma faz todo o sentido tratar de agilidade emocional e não da conhecida inteligência emocional. Uma das questões abordadas pela inteligência emocional é o afastamento dos pensamentos e reações ruins, questão jogada ao chão por Susan David em seu trabalho.
Entre as questões e exercícios sugeridos por David ao longo do trabalho, destaquei três itens que mais me chamaram a atenção.
Abraçar seus sentimentos e pensamentos ruins
Passamos boa parte das nossas vidas negando sentimentos e pensamentos ruins que possuímos. Investimos um tempo e uma energia considerável para tentar nos afastar destes. Mas, o que aconteceria de abraçássemos nossos sentimentos e pensamentos ruins. Isso mesmo…
Este “abraçar” não está relacionado a dar força e incentivar o que existe de ruim em nós, mas aceitar que estes pensamentos fazem parte de quem nós somos e, a partir deste domínio sobre eles, passar a trabalhar para superá-los.
Estar mais consciente das suas decisões
Se você tem lido sobre Neurociência ou mesmo sobre a clássica Programação Neurolinguística (PNL), lembra que a extrema parte das nossas decisões acontecem por impulso, por uma série de programações mentais que fazem com que estas decisões sejam automáticas.
Susan em seu trabalho sugere novas formas de se tornar mais conscientes das decisões que tomamos. Primeiro por aceitar nossos sentimentos e pensamentos, depois por tratar de formas práticas de buscar novas decisões frente ao mundo que enxergamos.
Se perdoar o tempo inteiro
Muito comum em cada um de nós é passar muito tempo lamentando uma decisão errada ou uma atitude que, mesmo sem ter sido de propósito, agride à nós ou à pessoas que amamos, certo?
Passar a perdoar suas ações mais rápido possível é uma das sugestões do trabalho da psicóloga, que proporciona reflexões importantes sobre o que poderíamos fazer de positivo em nossas vidas se nos perdoássemos mais rápido possível, passando a ter mais tempo e energia para trabalhar na recuperação do mal feito.
Agilidade emocional para mudanças consistentes
Este não é o único livro que estou lendo neste momento, mas com certeza é um dos que mais me chamou a atenção nos últimos tempos.
Quero sugerir para você a mesma caminhada que abracei para conhecer mais sobre Susan David:
- Artigo da Susan David da Revista Exame, edição 1159, de 18 de abril de 2018. Se você não é assinante ou não tem acesso à Revista impressa, pode ouvir no aplicativo uBook;
- Você pode acessar também um excelente matéria de Susan David na Revista Valor;
- O TED com legenda de Susan David publicado no Youtube também é uma excelente forma de saber um pouco mais sobre o seu trabalho;
- Finalmente o livro de Agilidade Emocional, que pode ser encontrado em todas as livrarias do país, no App uBook e o primeiro capítulo na Issuu.
Por enquanto é só… Espero que tenha gostado dos meus insights sobre esta leitura e que se sinta incentivada(o) a buscar mais sobre Susan David e sua obra.
Leia outros artigos meus e de meus colegas aqui no nosso Blog.
Grande abraço.