Gosto de pensar que nosso mundo realmente não é um local estático. Aparentemente vivemos em função do tempo e das alterações da natureza, porém, faz tempo que outros fatores influenciam muito nossa vida e nossas empresas, como a tecnologia e inovação.
Vivemos uma revolução tecnológica única em nossa história. Neste momento, em nosso Brasil, quase 90% da população adulta tem em suas mãos um pequeno celular ou smartphone que sem dizer muito sobre ele tem um poder de processamento e memória maior que os computadores enormes das décadas de 80 e 90.
A tecnologia e inovação no nosso dia a dia
Essa tecnologia e inovação oferece a nós empresários uma enorme possibilidade de novos negócios. A grande onda de tecnologia dos dias atuais tem desmembramentos em todas as áreas da nossa vida. Se a tecnologia há anos faz parte do nosso cotidiano, quanto em minha empresa eu realmente aproveito deste movimento?
A questão central é que se tal desenvolvimento tecnológico ainda não faz parte plenamente do meu negócio, devo acender um sinal de alerta. Alerta sim, porque meus concorrentes atuais ou nascentes já utilizam plenamente tudo isso.
De softwares bancários a softwares de gestão, de suporte tecnológico a backups, de sites e mídias sociais, muitos deles hoje no mercado utilizam a partir da internet apuradas ferramentas de captura de cliente e compreensão do comportamento dele, o ator principal, o cliente.
Inove, mas com qualidade!
Tecnologia não é moda, é essencial assim como água e ar. Inovação, no entanto, muitas vezes é mal compreendida. Quando olho meu concorrente e vejo ele está fazendo algo de certa maneira, posso melhorar este atendimento ou serviço desta maneira +1 e isso pode ser chamado de inovação.
Inovar em muitos casos, não é criar algo novo, mas sim melhorar algo que já existe aplicando, por exemplo, alguma tecnologia ou processo melhor.
Os desafios atuais do mercado brasileiro não são novidades para nós, porém, com uma boa utilização de tecnologia e inovação, podemos criar excelentes horizontes em meio ao momento atual que vivemos.