Há alguns anos, peguei na mão um livro do americano Jim Collins, Empresas Feitas Para Vencer. Este livro remete aos anos 2000. Mas, para mim, continua sendo atual principalmente neste momento da minha vida, onde falta criatividade nos negócios novos.
Tenho dividido meu tempo entre palestras e análises de startups. A grande verdade é que ao analisar startups, dois pontos são essências.
Primeiro, ter claro que não existem CNPJs e sim CPFs, porque atrás de uma empresa sempre existem pessoas. Partindo deste princípio, o grupo de empreendedores que compõem este negócio deve estar completamente comprometido com a empresa.
Desta forma, entender o conhecimento deles do mercado que atuam, sua experiência, tanto em acertos quanto em erros é essencial. Depois desta análise, vamos então entender quais problemas esta empresa realmente resolve e investir na criatividade nos negócios.
A ausência de criatividade nos negócios pode fazer a sua empresa cair
Ao reler parte do livro do Jim Collins, me deparei com as mesmas dores relatadas pelo autor, quando no estudo da obra ele aborda dois grupos de empresas.
No primeiro grupo, as empresas que se perpetuam no mercado. Já no segundo grupo, as organizações que por inúmeros fatores encerram suas atividades e um dos motivos pode estar ligado à privação de criatividade nos negócios.
Ao analisar as startups, sempre início minhas considerações com os pilares propostos no livro Empresas Feitas Para Vencer. A principal posposta é entender qual nível de liderança eu tenho diante de mim.
Vejam que para uma empresa alcançar o sucesso, Jim, leva as luzes de liderança ao nível 5. Esta liderança é aquela que primeiro se olha no espelho quando algo dá errado.
Seja um líder nível 5
Bem, quantos empreendedores você já viu ou ouvir falar que assumiram a culpa pelos erros cometidos?
Confesso para você que isso realmente me deixa triste, ouvir empreendedores que culpam a todos, governo, impostos, colaboradores e clientes. Enfim, todos têm culpa menos ele.
Se empreender no Brasil é desafiador isso não deveria ser surpresa para ninguém, afinal, já estamos carecas de saber disso.
Nível 5 é aquele líder que utiliza seu conhecimento como porta de entrada para formar novas lideranças e equipes. É humilde o suficiente para reconhecer erros e dividir glórias.
Mais do mesmo? Não! Quero mais criatividade nos negócios
Estou realmente cansado de mais do mesmo. Como dedicamos pouca criatividade nos negócios ou empreendemos em modelos totalmente consolidados, temos um milhão de concorrentes para digladiar.
Neste caso o preço será nossa única ferramenta de troca ou então criamos melhorias incrementais de soluções já existentes sem nenhuma ou pouquíssima inovação.
Precisamos de boas lideranças e soluções para problemas sociais
No estudo desenvolvido no livro, estes dois pontos são essenciais para a manutenção de uma empresa a longo prazo. Liderança nível 5 e soluções reais de problemas socialmente aceitos.
Sem estes dois pontos, pouco negócios ficam realmente em pé. Concordo que existem empresas que criam novos mercados e lideranças e que estão longe de serem nível 5, mas conseguem construir impérios.
Os consumidores querem mais inovação nos negócios
O mundo hoje não é o mesmo de duas décadas atrás. Os consumidores de hoje estão em alerta em relação aos líderes que não respeitam ninguém e que por lucro fazem qualquer coisa.
Eles, nossos consumidores, também estão atentos aos produtos e serviços que nada resolvem, que são cópias baratas do que já existe.
Ainda pensando sobre o mais do mesmo, pense bem antes de abrir mais uma barbearia, clínica de estética ou ainda aquela franquia que já tem uma loja em cada esquina.
Lembre-se sempre onde estão as inúmeras paleterias que eram febre ou ainda as dezenas de carros com logomarca de prestadores de serviços autônomos que autointitulamos maridos de aluguel?
A vida é muito curta para perder tempo em um negócio que só fará você perder tempo e dinheiro. Antes de começar uma empresa, pense bem se ela faria falta no mundo se parasse de existir hoje e em como a inovação nos negócios pode te ajudar.