Segundo trimestre: está dada a largada!

 

Nem vou ficar escrevendo aqui coisas do tipo “o tempo está passando rápido demais” ou “quando a gente ‘vê’, o ano já acabou”, apesar de serem grandes verdades do mundo agitado e acelerado em que vivemos.

Mas, em meio às exigências de performance constante, produtividade sempre no máximo e a quantidade – quase infinita – de coisas que precisamos fazer nas nossas vidas pessoais e profissionais, cabe neste momento um ‘check point’ para entender o quanto necessitamos de correções de rotas.

Neste breve artigo quero destacar algumas orientações para você proporcionar um ajuste de rotas naquilo que é da sua vontade mas ainda não está sendo feito, bem como identificar as ações que mais estão dando certo e que precisam ser mantidas com sua melhor energia.

produtividade saudável

É possível alcançar uma produtividade saudável?

Quando escrevi o livro “Inocente Digital – Como ‘desbugar’ a mente em um mundo digital e acelerado”, escrevi muito sobre a escravidão da performance e sobre como a obrigação por fazer sempre mais está levando legiões de mulheres e homens à completa exaustão.

No capítulo 4, apresento o livro Sociedade do Cansaço, do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, que, apesar de ser um livro lançado em 2015, tornou-se um grande objeto de estudo nos últimos anos a partir de documentários e resumos lançados.

Em um trecho do Inocente Digital escrevi que “…o excesso de ‘poder fazer tudo’ é um drama da nossa sociedade e que o mundo de possibilidades que nos é apresentado se torna, gradualmente, mas intensamente, uma obrigação de performarmos, entregarmos resultados e sermos felizes.”.

Assim, a produtividade saudável que precisamos encontrar nas nossas vidas passa pela importante reflexão de que “será que o que eu estou fazendo, realmente precisa ser feito?”, pois a obrigação do fazer que nos leva a exaustão, com certeza está ligada a falta de consciência e priorização, focadas no que é realmente importante e necessário para as nossas vidas.

 

Assim, vamos basear este pequeno texto nesta busca pela produtividade saudável, tão necessária para as nossas vidas pessoais e profissionais.

Expectativa é a raiz da mágoa

O primeiro grande ponto é lembrar que, como disse William Shakespeare “A expectativa é a raiz de toda a mágoa”, então, primeiro precisamos analisar onde estamos fixando nossas expectativas. De um lado a expectativa é importante para energizar nosso desejo de alcançar, mas do outro, ela pode ser facilmente foco de frustração, ansiedade, depressão etc.

Partindo deste ponto, vamos refletir sobre três itens:

  • Minhas metas geram expectativa sem culpa? Seja do ponto de vista profissional ou pessoal, as suas metas não podem gerar, frequentemente, culpa por não estar alcançando os resultados desejados. Metas devem ser descrição de necessidades e desejos necessários e alcançáveis. Em breve irei escrever sobre Meta SMART aqui no meu blog;
  • As condições que possuo hoje são suficientes para meu sucesso? O que nos leva então a pensar: Eu tenho as condições necessárias para alcançar as minhas metas? Vamos deixar de lado aqui a ‘Síndrome de Super Herói’ que nos abate o tempo inteiro. Se você entende que possui condições – técnicas, financeiras, comportamentais, ambientais etc. – para alcançar seus resultados, ok! Agora, se você está tentando ‘fazer chover no deserto’, reposicione suas metas para, primeiro, gerar condições para que suas ações sejam bem executadas;
  • Como estou priorizando ‘quais lutas devo lutar’ neste momento? É neste momento que a priorização deve acontecer, pois, seja no campo profissional ou no campo pessoal, escolher quais as metas ou expectativas devem ser atendidas é fundamental. É importante centralizar esforços no que realmente importa, no que, quando alcançado, fará a completa diferença para as nossas vidas. Como dizia meu pai “quem tenta fazer tudo, acaba não fazendo nada”, sendo assim, quem não prioriza o que realmente almeja, não prioriza os resultados que quer alcançar, acabará inevitavelmente, sendo abraçado pela mágoa, culpa e frustração.

Acesse meu portfólio de palestras

Uma página especial para que você conheça e contrate uma das minhas palestras e workshops para sua empresa ou instituição. Nosso time estará à sua disposição também a partir do botão de WhatsApp.

Identificar o que realmente está dando certo

Produtividade saudável está em muito relacionada a compreender o que realmente está dando certo, quais as minhas capacidades e condições presentes que podem gerar bons resultados, ou seja, parar de ficar ‘dando murro em ponta de faca’ com metas que não estão na hora de acontecer para focar naquelas outras que tem mais possibilidades de darem certo.

Gratidão, na minha humilde opinião, é uma palavra que nunca sairá de moda. Ok… tem muita gente usando a palavra gratidão de forma exagerada ou sem fundamento, mas, pense comigo: sempre que você se convence de que está realmente alcançando algo importante, algo que você queria muito, uma sensação inevitável de tranquilidade e felicidade invade sua mente e seu coração, certo?

Se você lendo essas palavras identificou que isso é verdade, reflita comigo sobre o seguinte: O que você faz hoje, que realmente entrega resultado? É muito importante dar valor ao que já está dando certo! É muito importante comemorar as pequenas vitórias do dia a dia. Sem essa capacidade, acabamos por colocar ‘no mesmo balaio’ as coisas boas e as coisas ruins que nos acometem.

Pare e pense sobre as atividades profissionais ou as ações pessoais no seu dia a dia, que estão sendo feitas com tranquilidade, utilizando suas características pessoais mais importantes e que, cada uma da sua forma, estão entregando resultados que podem ser medidos ou sentidos, com a mente e coração aberto.

Estas são as questões que te levarão para um novo caminho. De pequenos em pequenos resultados, novas metas e novas expectativas serão atendidas, sempre te levando a cumprir com todas elas, a partir da sua produtividade saudável.

 

Que venha o terceiro trimestre

Que venha o terceiro trimestre! E que você o aproveite com mais consciência, energia e respeito ao seu próprio ritmo! Que a construção que você quer realizar aconteça passo a passo a partir das suas boas atitudes.

 

 

palestra de liderança

Ahhh! Eu sou Hugo Santos! Hugopalestrando nas redes sociais!

Atuando em Vendas, Marketing, Empreendedorismo e Relacionamento com clientes desde 1996. Graduado em Marketing. Especialista em Comunicação Omnichannel, Inbound Marketing e Vendas Consultivas. Fundador da Palestras e Conteúdo e Head de Conteúdo e Educação da Fortics Tecnologia. Autor da obra “Inocente Digital – Como ‘desbugar’ sua mente em um mundo digital e acelerado” e coautor de “O poder da conveniência Omnichannel no Atendimento” (com mais de 20 mil leitores), “Metamorfose Empreendedora – Os 4E´s do SER”. Vencedor dos prêmios ABC da Comunicação como o melhor profissional de vendas no ano de 2020 e “Sabre Awards LATAM 2021” na categoria “Business-To-Business Marketing: Digital Presence and Omnichannel service in the Covid-19- pandemic”. Presidente do comitê de profissionais de comunicação do Prêmio ABC da Comunicação. Professor de MBA na Faculdade Exame, com passagens pela Faculdade Mauá e IEL-AL. Formado em Alta Performance em Comunicação pela SBPNL, Líderes do Futuro pela Crescimentum e Solution Selling pela Microsoft Business Solution. Parceiro RD Station com Certificações e Prêmios de Inbound Marketing alcançados individualmente ou em conjunto com a Agência Incandescente. Mentor de Startups pela InovAtiva Brasil, Aceleradora de Startups do Governo Federal. Desde 2014 ministrou mais de 480 palestras, workshops, cursos, mentorias e consultorias sobre Vendas Consultivas, Marketing Digital, Marketing de Conversa, Atendimento Omnichannel, Empreendedorismo, Comunicação Humana nos Negócios e Liderança em eventos como RD Summit, Futurecom, ABRINT, Crescer, Social Media Week, CorpoRH, Expo ISP, Medical Fair, CONEMOV, HIGIEXPO e Meetings de negócios em Federações das Indústrias, CEBRASSE (Central do Setor de Serviços) e outras entidades de grande porte.

Página de portfólio: palestraseconteudo.com.br/hugopalestrando/

Redes Sociais: