EMPRESAS NATIMORTAS
Dias atrás, eu caminhava nas ruas do bairro em que moro em São Bernardo do Campo em São Paulo e percebi uma nova loja de roupa feminina em uma galeria de lojas no mesmo local que meses atrás uma mesma loja muito similar havia fechado.
Fiquei intrigado ao lembrar que este local já havia sido palco de outras duas tentativas frustradas de negócios no mesmo setor em poucos anos. Perguntei a mim mesmo, como alguém pode abrir um negócio do mesmo ramo em um ponto que acabou de fechar um empreendimento. Não me contive…entrei na loja e como quem não quer nada, comecei a conversar com uma vendedora.
Em poucos minutos, a própria dona estava lá conversando comigo. Aos poucos, pude começar a perguntar o que levará ela a abrir aquele negócio. Estavam abertos sob sua gestão a pouco mais de dois meses. Segundo ela, enxergava boas oportunidades em vendas pois o local era bem movimentado.
Olhando mais ao fundo da questão
Passado cerca de 30 minutos que ela contava sua vida e todo o investimento que havia feito naquele negócio, consegui perguntar a ela se havia chegado a estudar porque as tentativas anteriores de empreendimentos naquele local haviam sido frustradas. Ela disse que não se recordava de ter visto outras lojas por lá e que mesmo morando naquele bairro somente percebeu a existência do local quando começou a pensar em empreender.
Sem desanimá-la, pedi que prestasse atenção em alguns pontos relativos àquele local. Quem normalmente compra os itens ofertados na loja são mulheres, entre 25 e 50 anos. Pelo preço mais elevado das peças (Vestidos e roupas mais formais femininas), imaginei que as pessoas que fossem visitá-la iriam em sua maioria de carro, pois apesar de estar localizada em um bairro com bom adensamento populacional por si só não seria suficiente para manter o negócio em pé. Ela precisaria contar com o público enorme que passa de carro na porta. Quando disse isso ela concordou com a cabeça.
Neste momento então, perguntei a ela, você já percebeu como são as duas vagas de estacionamento que você tem na porta da loja? Ela respondeu, claro! Elas são ótimas. Eu respondi, ótimas para que???
Enquanto conversávamos, uma pessoa tentou parar na vaga e quase bateu o carro em um posto existente lá. Mal conseguia sair do carro pois, na melhor vaga qual era o carro estacionado? O carro dela, a Dona! Quando ao perceber minha análise ela logo respondeu. Você tem razão, parar aqui é desesperador! Ninguém consegue.
Neste momento disse a ela, será que as demais lojas que fecharam aqui sofreram com o mesmo problema? Bem… Como pode imaginar nossa conversa depois disso não foi lá das melhores, sei apenas que dois meses depois ela havia se mudado do ponto.
Empreendedor: O óbvio, nem sempre é óbvio
Você deve estar se perguntando afinal isso é básico! Saber quem é seu cliente, como ele se comporta, compra, se desloca até você (Em caso de ser um local físico) é essencial.
Estou apenas comentando sobre questões logísticas, quando se fala então de precificar o valor de venda dos produtos a dor é sempre a mesma, mal os empresários sabem o custo do que vendem. Se não conseguimos saber ao certo o quanto custa nosso produto ou serviço, como iremos vendê-los com boa margem? Complicado demais.
Para ajudar os leitores que gostariam de aprofundar o estudo para que suas empresas não nasçam mortas, recomendo o livro O segredo de Luísa do brasileiro Fernando Dolabela. Até nosso próximo encontro.
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Mas, o que fazer para isso não acontecer?
Além de livros, audiolivros (audiobooks), vídeos e uma infinidade de informações que você consegue encontrar gratuitamente na internet, existe grandes entidades responsáveis por amparar o empreendedor iniciante.
Quero destacar aqui duas delas. A primeira o SEBRAE, com bases em todos os Estados Brasileiros, oferece uma série de atendimentos para o empresários, além dos cursos e eventos. Nós mesmo da Palestras e Conteúdo temos ministrado palestras em todo o Brasil contratados pelo SEBRAE para falar em vários aspectos do empreendedorismo na Mudança de Era na qual estamos vivendo.
Lembro também da Endeavor, hub de conhecimento empreendedor que traz, além dos conceitos modernos do novo empreendedorismo, traz estudos de caso sobre grandes empreendedores que começaram pequeno.
Um exemplo destas palestras é o evento que realizamos para um grupo seleto de profissionais e executivos de Recursos Humanos falando sobre a Mudança de Era. São 3 pequenas palestras e um painel de debates. Quer assistir a este evento?