Uma MUDANÇA DE ERA,
em um mundo em CAOS
Há um bom tempo falamos em nossas palestras que não estamos em uma era de mudanças, mas sim, estamos em uma MUDANÇA DE ERA. As transformações de percepção, pensamento e comportamento pelas quais passamos ou vemos presentes naqueles que estão à nossa volta ficam cada vez mais intensas – e isso não é novidade para ninguém, certo?
Ainda estamos tentando definir quem veio primeiro, o ovo ou a galinha. Explico: Foram as mudanças da sociedade, suas novas demandas e necessidades, que impulsionaram a aceleração das tecnologias para ampará-las, ou foi a implementação cada vez mais rápida das tecnologias aplicadas ao nosso dia a dia que transformaram a vida das pessoas e da sociedade.
Claro que a maior parte das pessoas aposta na segunda parte, pois, é muito claro que a que disponibilidade da tecnologia, principalmente a partir do uso cada vez mais frequente dos smartphones e redes de celular – mesmo que em baixa velocidade de conexão – transformaram o comportamento de todos, tornando o que conhecemos como conhecimento ou mesmo informação algo complexo demais de se acompanhar ou de se seguir.
A Inocência Digital que nos afeta
Talvez você me acompanhe e saiba que há alguns meses lancei meu terceiro livro, o INOCENTE DIGITAL – como desbugar a mente em um mundo cada vez mais digital e acelerado.
Nele apresento justamente como se forma a percepção destas transformações do mundo em que vivemos e a partir dela, as mudanças de comportamento no qual vivemos. Um dos capítulos do livro é praticamente falando sobre isso, onde também trago a opinião de um grande especialista, o psicólogo Reinaldo Jardim.
No vídeo a seguir você encontra um trecho da palestra “Liderando pessoas para o mundo digital” que ministrei no Congresso Brasileiro de Liderança da CorpoRH para mais de 1400 amigas e amigos. O feedback da palestra foi muito bom e nas próximas semanas você assistirá outros trechos na nossa rede social.
Então, a primeira parte importante da nossa nova compreensão sobre o caos percebido por nós é que, muito do que entendemos como desordem e descontrole, como imprevisibilidade, são simplesmente acontecimentos que não estavam no nosso ‘radar’, por isso, parecem coisas completamente diferentes quando nos são apresentadas.
Dica número 1 – Entenda que a inocência é algo que te acompanha e sempre te acompanhará. Assim, você não conhecerá muita coisa, simplesmente porque ainda não te foram apresentadas, somente por isso. Negar os acontecimentos à sua volta não vão te ajudar nesse processo.
Depois do mundo VUCA,
o mundo BANI
Depois do famoso conceito de mundo VUCA, muito utilizado no ambiente pré-pandemia, um novo conceito tomou conta das explicações desse mundo em pleno caos que percebemos. Este conceito e de mundo BANI. Vamos entender mais sobre ele, pois mundo BANI é um mundo:
- Frágil (Brittle): Sistemas e estruturas sociais, econômicas e políticas estão mais frágeis e suscetíveis a rupturas repentinas, como pandemias, crises financeiras e desastres naturais. As relações que nós vivemos também estão cada vez mais frágeis tornando as incertezas do mundo nossas companheiras;
- Ansioso (Anxious): A incerteza e a imprevisibilidade geram altos níveis de ansiedade e medo na população, impactando a saúde mental e o bem-estar individual e coletivo. Vivemos uma verdadeira epidemia de ansiedade, que hoje atinge e afeta pessoas em todos os níveis sociais e pessoas de todas as idades, causando um grande risco social no qual estamos vivendo;
- Não linear (Nonlinear): As relações de causa e efeito não são mais lineares e previsíveis, tornando difícil antecipar as consequências de nossas ações e decisões. O que deu certo até ontem, pode simplesmente não dar mais certo amanhã e esta instabilidade também causa sofrimento a todos nós;
- Incompreensível (Incomprehensible): A quantidade e a velocidade das informações, muitas vezes contraditórias e desorganizadas, tornam difícil a compreensão completa dos eventos e a tomada de decisões racionais. Algum conhecimento que te permitia tomar boas decisões até ontem, pode ser completamente inapropriado para amanhã e perceber isso é um grande desafio.
Dica número 2 – Para se adaptar ao mundo BANI, é importante cultivar a agilidade, buscar aprender e se adaptar rapidamente a novas situações, novos comportamentos e novas tecnologias. Desenvolver um novo pensamento crítico para ser capaz de analisar informações de forma crítica e identificar fontes confiáveis, para não se deixar levar por informações falsas e riscos digitais. E sempre praticar a colaboração, trabalhando em conjunto com outras pessoas para encontrar soluções criativas para problemas complexos e principalmente problemas novos, que não estavam antes no seu ‘radar’.
Se tudo está um caos, o que fazer? Onde encontrar ordem?
Este artigo não foi escrito para dizer para você “tudo está calmo e simples” ou “não existe motivos para você se preocupar”, mas também não iremos aqui atuar como ‘cavaleiros do apocalipse’ para te fazer desistir do mundo.
É importante ressaltar que a percepção do caos é subjetiva e varia de acordo com o contexto individual e social, de acordo com o nível de inocência para o novo que cada um de nós tem. O que para um indivíduo pode ser caótico, para outro pode ser apenas uma mudança desafiadora.
Embora o caos possa parecer assustador, ele também pode ser um terreno fértil para a criação e a inovação. Afinal, é na desordem que surgem novas oportunidades e possibilidades. Cabe a nós, seres humanos, aprender a navegar por esse mar de incertezas e construir um futuro mais resiliente e sustentável.
Dica número 3 – Se você está com dificuldades que te levam a pensamentos do tipo “o mundo não vale mais a pena” ou “não sei o que fazer com tantas mudanças”? PROCURE AJUDA JÁ! O apoio terapêutico individual ou em grupos – que existem gratuitos mesmo de forma online – poderão te ajudar demais nesse processo de reconhecimento das transformações e medição mais certeira sobre tudo que elas impactam na sua vida.
Dica número 4 – Você não tem dificuldades com essas mudanças no caos? Então se jogue em novas oportunidades, desenvolva um maior autoconhecimento para compreender como suas capacidades naturais podem ser mais úteis no mundo em que vivemos. Principalmente, não tenha medo das tecnologias ou das transformações, seja aliada / aliado de cada uma delas. A ORDEM ESTÁ EM VOCÊ!
Depois destes exercícios, me chame em uma das minhas redes sociais para dizer se tudo está um caos como você imaginava… rsrs
Saiba mais sobre nossas palestras
Clique abaixo e conheça nossas palestras e treinamentos sobre inovação, comportamento e comunicação. Somos contratados por empresas do Brasil inteiro para palestrar em seus eventos e treinar seus times.
Ahhh! Eu sou Hugo Santos! Hugopalestrando nas redes sociais!
Atuando em Vendas, Marketing, Empreendedorismo e Relacionamento com clientes desde 1996. Graduado em Marketing. Especialista em Comunicação Omnichannel, Inbound Marketing e Vendas Consultivas. Fundador da Palestras e Conteúdo e Head de Conteúdo e Educação da Fortics Tecnologia. Autor da obra “Inocente Digital – Como ‘desbugar’ sua mente em um mundo digital e acelerado” e coautor de “O poder da conveniência Omnichannel no Atendimento” (com mais de 16 mil leitores), “Metamorfose Empreendedora – Os 4E´s do SER”. Vencedor dos prêmios ABC da Comunicação como o melhor profissional de vendas no ano de 2020 e “Sabre Awards LATAM 2021” na categoria “Business-To-Business Marketing: Digital Presence and Omnichannel service in the Covid-19- pandemic”. Presidente do comitê de profissionais de comunicação do Prêmio ABC da Comunicação. Professor de MBA na Faculdade Exame, com passagens pela Faculdade Mauá e IEL-AL. Formado em Alta Performance em Comunicação pela SBPNL, Líderes do Futuro pela Crescimentum e Solution Selling pela Microsoft Business Solution. Parceiro RD Station com Certificações e Prêmios de Inbound Marketing alcançados individualmente ou em conjunto com a Agência Incandescente. Mentor de Startups pela InovAtiva Brasil, Aceleradora de Startups do Governo Federal. Desde 2014 ministrou mais de 480 palestras, workshops, cursos, mentorias e consultorias sobre Vendas Consultivas, Marketing Digital, Marketing de Conversa, Atendimento Omnichannel, Empreendedorismo, Comunicação Humana nos Negócios e Liderança em eventos como RD Summit, Futurecom, ABRINT, Crescer, Social Media Week, CorpoRH, Expo ISP, Medical Fair, CONEMOV, HIGIEXPO e Meetings de negócios em Federações das Indústrias, CEBRASSE (Central do Setor de Serviços) e outras entidades de grande porte.
Página de portfólio: palestraseconteudo.com.br/hugopalestrando/
Redes Sociais:
- Instagram @hugopalestrando
- Linkedin /in/hugopalestrando