EXISTE ORDEM NO CAOS?

Tenho escrito há algum tempo em meus artigos como também defendido o tema de cultura de startup como um dos pilares para a nova economia ou mesmo para a transformação digital das empresas. Mas hoje falarei sobre a ordem no caos que está presente neste meio.

Bem, é fato e você também já está acostumado a ler que para mim o centro desta transformação toda que estamos vivendo é o ser humano. Ele sim tem se transformado. Muito relevante dentro deste contexto também é entender a relação acesso é posse. Oras, para onde caminha este artigo… Vamos lá venha comigo para juntos pensarmos algumas coisas sobre este nosso mundo e sobre a tal ordem no caos.

Mas, onde está o caos neste processo?

Dias atrás, estive eu em um bloquinho de carnaval em SP. Quando vejo o caos que é aquela multidão seguindo sonhos e gerando uma incrível energia, penso o quanto podemos gerar de recursos financeiros e humanos.

Novas formas de criar negócios e empreender a partir deste movimento chamado de economia criativa. Entender a relação das pessoas com o acesso traz para nós uma nova visualização de quase tudo que fazemos e interagimos.

Veja que a partir da criação das mínimas condições de viabilidade, grupos se organizaram, fornecedores começaram a pensar modelos de negócios e grandes empresas enxergaram o ativo que é o carnaval em SP. Segundo dados públicos o carnaval em SP neste modelo de rua, com pouco mais de cinco anos já é o maior do Brasil.

Mais uma vez, a posse versus o acesso

Claro que falta infraestrutura em um monte de situações, sabido que o poder público como sempre está atrasado e mais claro ainda para nós é o fato de que quando faz sentido aquela ação na vida deste ser humano tudo é transformado.

O carnaval de rua é uma festa do acesso e não da posse. Não se cobra ingresso, não há uma organização muito definida e o que prevalece é a vontade da maioria. Chamo atenção justamente para o protagonismo deste ser humano neste momento de mundo.

O aparente caos deste novo movimento da humanidade nos deixa inseguros afinal é algo novo, algo realmente diferente de tudo, porém, novas e grandes possibilidades se apresentam como oportunidades para nós. Vamos a outro exemplo.

Muitas das relações entre casais foram construídas dentro da lógica da posse. Imagine seus pais ou avos e lembre-se que até pouco tempo atrás eles tinham papéis muito bem definidos.

O homem como provedor de tudo e a mulher como dona de casa. A relação entre eles era que um possuía o outro. Na maioria das vezes a mulher era propriedade do homem, ele, porém em muitos casos também era refém de uma situação da qual ser o provedor de tudo o colocava como escravo da família.

O que mudou nisso diante deste movimento de mundo que chamo a atenção. Hoje, a grande verdade é que ninguém possuiu mais ninguém. As relações entre as pessoas ou são sinceras quanto ao “acesso” à felicidade ou não se sustentam diante de um sentimento de possessividade.

    O ser humano no centro de tudo, também da ordem no caos!

    Quando olho todos estes movimentos e me debruço sobre o ser humano, vejo que não há verdadeiramente um caos sobre o mundo que vivemos, mas sim uma ordem que é nova. Relações de valor, mesmo que para nós em um primeiro momento este novo “valor” pareça algo muito diferente e estranho. Minha sugestão é o reaprender.

    Não tente olhar mais o mundo com os olhos do que vivemos. Pare de olhar pelo retrovisor da vida e comece a olhar o que está a sua frente. Tente ver quase tudo que temos presenciado sob o olhar da transformação desta relação nossa com as coisas e com os outros. Entendendo este novo cenário, entenderemos o ser humano que literalmente este renascendo em nosso mundo.

    Para concluir, acredito que este movimento é mais leve em relação ao que vivemos. Temos literalmente uma chance de viver em um mundo mais igualitário e feliz. Encontrar a harmonia entre estes espaços é encontrar a ordem no caos. Que os sopros da mudança toquem os seres pensantes deste mundo. 

    Quer conversar conosco sobre estas experiências?

    Ordem no caos é um tema presente nas ações do time da Palestras & Conteúdo. Estamos a sua disposição para conversar sobre a transformação pela qual passamos. Faça contato conosco.

     

    Vamos continuar esta história juntos?

    Acredita que podemos ajudar você e sua organização em se encontrar com um futuro de inovação e perpetuar seus negócios? Faça contato conosco e entenda como podemos caminhar juntos.