Algumas empresas de planos de saúde, operadoras de telefonia e grandes “ecommerces” são conhecidos por tornar seus clientes verdadeiros reféns dos seus serviços ruins. Mas eu te pergunto, somente eles fazem isso?

Faça um cliente, não faça um refém!

Conseguir um novo cliente, principalmente em prestação de serviços, não é uma tarefa simples. Por conta disso a sua empresa tenta a todo momento criar formas de reter estes clientes arduamente conquistados.

Porém, pense comigo se você está criando um refém:

  • LimitacaoA dependência: Seu cliente depende de você sem que entregue bons produtos ou serviços? Dependência (por tecnologia, por custo, por venda casada etc.) não faz um cliente, mas um refém que irá te expulsar logo que tiver oportunidade;
  • O contrato: Faz com que seu cliente assine contrato que o impede de sair quando quiser? Poucas coisas são piores que contratos com “letras miúdas”. Pior que fazer um cliente refém é fazer um inimigo que levará sua empresa até uma demanda judicial;
  • O arrependimento: Seu cliente descobre, logo depois da venda, que você não conseguirá entregar no orçamento ou no prazo prometido? É “quase” uma traição descobrir que não haviam condições para que prazo e orçamento fossem cumpridos e isso era conhecido antes da venda. Gastar a mais ou parar o projeto e perder o investimento causa traumas nas empresas e pessoas.

Se você acabou de descobrir que os clientes da sua empresa são na verdade reféns dela, acho que passou do momento de rever os motivos pelos quais todos aí trabalham.

Olhe com calma para o objetivo da empresa

Chegou o momento de você, os sócios e principais gestores encararem esta situação. Rever os benefícios reais que a empresa entrega para os clientes é um dos caminhos. Entender porque as coisas não saem da forma que gostariam é o segundo.

O que não vale é continuar fazendo reféns ao invés de fazer clientes. Lembre-se, eles um dia irão se libertar!

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