Futuro e realidade conectados por um mundo VUCA

 

O que você tem sido do futuro que deseja? Como nos posicionar frente às grandes e rápidas transformações de um mundo VUCA: Vulnerável, Imprevisível, Complexo e Ambíguo?

 Além Mundo VUCA descreve quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: Volatilidade, Imprevisibilidade, Complexidade e Ambiguidade. Apesar desse termo ter sido adicionado recentemente ao vocabulário dos negócios, ele apareceu pela primeira vez nos anos 90, no ambiente militar.

A escola militar U.S. Army War College usou o conceito de mundo VUCA para explicar o mundo Pós-Guerra Fria. No entanto, ele também se aplica ao ambiente de negócios atual, promovendo desafios para os profissionais e para as empresas.

A evolução da tecnologia sempre foi a grande responsável pelas transformações nas organizações com impactos profundos no modo de produzir e consumir. Desde a Revolução Industrial, a substituição de atividades mecânicas e repetitivas por máquinas é comum. O que cria e proporciona novos postos de trabalho mais qualificados. Isso resulta na mudança da educação e capacitação de mão de obra para cérebro de obra.

Mudanças causadas pelo mundo VUCA

Com o início do tsunami promovido pela revolução digital, isso acelera o ritmo de extinção e criação de novas ocupações e modelos de negócios nesse mundo VUCA. Estamos vivendo simultaneamente os dois mundos, o da era industrial, promovido pelo pensamento linear (linear, segmentado, unidisciplinar e previsível). E o da era digital pelo pensamento exponencial (exponencial, conectado, transdisciplinar e imprevisível).

Viver na coexistência de dois mundos provoca medo e dúvidas. Passamos anos aprendendo o modelo linear. E agora colidimos com essa provocação de um novo modelo de pensamento que combina e explora melhor o universo digital.

Entender e adotar as novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas, Realidade Aumentada e Virtual, Machine Laearning, Impressão 3D, entre outras será de grande valor para se posicionar perante essas mudanças, e fundamental estrategicamente.

Pois significa melhoria de produtividade e vantagem competitiva. O que não falta são discussões na mídia sobre o futuro dessas máquinas e tecnologias na relação com o ser humano. E no desenvolvimento de novas modalidades de trabalho e novos hábitos de consumo no mundo VUCA.

Algumas são visões utópicas e outras distópicas. Mas a única certeza é de que devemos utilizar essas tecnologias para promover melhores experiências ao ser humano. Além de proporcionar momentos que nos trazem prazer e nos ajudam a viver melhor, valorizar o que nos humaniza. As tecnologias exponenciais devem descobrir “como” otimizar. Agora descobrir “o que” e “por que” otimizar é dever do homem.

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Mundo VUCA impactando negócios

Alguns dos impactos para as organizações são: a dificuldade de ter previsibilidade nos planejamentos e habilidades para interpretar as falhas e corrigi-las. Além de criar a partir do caos e confusão e ainda estabelecer uma gestão que acompanhe a dinâmica de mudança.

A diferença agora é que, ao invés de projetar cenários de longo prazo, precisamos ter agilidade na capacidade de resposta às demandas desse mundo VUCA. Tudo com a maestria de não separar o futuro da realidade. Entender que “a mudança é o processo no qual o futuro invade nossas vidas.” (Alvin Toffler)

Essas mudanças e impactos implicam em um novo mindset para empreender ou intraempreender. Uma nova forma de nos prepararmos para o mercado e para a vida, na busca por absorver conteúdos relevantes. Empreender será nosso único destino. “Ou você tem uma estratégia e sonho próprio, ou então será parte do sonho e da estratégia de alguém.” (Alvin Toffler)

O mundo VUCA exige uma mudança de atitude, que podemos chamar de “mentalidade do aprendiz eterno”. Que valoriza o aprimoramento contínuo das habilidades em sua área de atuação, assim como o desenvolvimento de novas habilidades complementares, sempre buscando estar na fronteira do novo e do conhecimento. 

Os analfabetos do século XXI

“Os analfabetos do século XXI não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, desaprender e voltar a aprender.” Alvin Toffler

Na frase, Alvin Toffler fala da importância da necessidade constante da avaliação de nossas relações com as atividades que exercemos e de estar receptivo a tentar desaprender como fazer uma atividade de um jeito antigo, e reaprender de uma maneira diferente.

Nesse cenário de mudanças e colisões de uma era com a outra, existe uma preocupação crescente das organizações com o futuro do trabalho, sua produção e das relações de mercado e consumo com o usuário.

Muitas são as publicações que falam das tendências de trabalho, profissões e novas demandas da sociedade perante o consumo, sendo que nem todos eles (trabalho e consumo) são ligados diretamente à tecnologia.

Como se preparar para o futuro?

O QUE VOCÊ QUER?

QUAIS SÃO SUAS FORTALEZAS?

O MUNDO É DIGITAL, APROXIME-SE!

APRENDIZADO CONSTANTE.

NÃO TENHA MEDO!

A partir dessa colisão da era industrial com a era digital houve um estilhaçamento de novos postos de trabalhos e novas habilidades. Profissões como Analistas de Cyber e Smart City, Designer de Inovação, Arquiteto de Experiências, Gerente de Integração Homem-Máquina, Detetive de Dados, Curador de Memórias Pessoais, Designer de Interiores de Casas e Escritórios Inteligentes, Designer de Personalidade e Interface de Máquinas, Agente de Prevenção contra Cybers Ataques, entre tantas outras que abrangem as mais diferentes áreas do conhecimento.

As organizações precisam ajustar seus conhecimentos e capacitar novas habilidades e competências aos seus colaboradores de como funcionam essas tecnologias exponenciais no mundo VUCA. Óbvio que não será necessário que todos saibam como funcionam, mas será um pré-requisito primordial adquirir a mentalidade de querer ser empático a elas e aprender de maneira contínua.

Pessoalmente também devemos nos orientar e ser capazes de identificar por conta própria as oportunidades de aperfeiçoamento, e de eliminar lacunas de conhecimento.

Em breve continuaremos…

Na próxima edição falarei sobre essas mudanças a partir das profissões que deixam de existir ao passo que as novas começam a surgir, e como isso muda o mindset de uma organização em relação a como nos adaptar para atender a quebra implantada na nossa mente sobre a lógica de consumo e quais são essas tendências.

Marcos Batista

Apresentador Inova360 da Record News, Palestrante, Professor, Consultor e Empreendedor

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