Inovação e o Pad Man no mês das mulheres

O que o Homem Absorvente (Netflix) tem a nos ensinar sobre Inovação e Empreendedorismo?

Escrevi esse artigo em 2019 e agora, em 2022, o revisitei para entender o quanto ele ainda estaria atual, afinal, ele trata de inovação e fiquei surpresa sobre o quanto ele ainda fala sobre como resolver questões importantes da sociedade de forma inovadora.

Eu sempre achei muito interessante a cultura indiana, tão rica em detalhes e tradições, mas o que é fantástico mesmo é o movimento que a Índia vem fazendo dentro do campo da inovação, empreendedorismo e tecnologia sem perder as tradições mais sagradas.

Sendo a Índia um país com grandes desafios, problemas não faltam para serem resolvidos e uma coisa que todo empreendedor sabe que: quando existem problemas, existem muitas oportunidades.

 

Pad Man da Netflix nos apresenta todos esses aspectos

Quando assisti ao filme, me deparei com a jornada de um homem real Arunachalam Muruganantham, que se ocupou em resolver um forte problema feminino na Índia: A questão da higiene menstrual, onde apenas 12% das mulheres utilizavam absorventes higiênicos, por uma questão cultural e também porque o preço era elevadíssimo, visto que o produto era importado dos Estados Unidos.

O que isso tem a ver com inovação? Afinal, absorvente já existe há muito tempo, você pode estar se perguntando.

Arunachalam desenvolveu uma máquina de baixo custo que conseguia fabricar absorventes por apenas 2 rupias quando antes eram vendidos por 55 rupias, mas essa história apresenta tantos elementos que é até difícil classificar em um pequeno artigo, mas vou pontuar aqui algumas coisas muito interessantes que percebi no filme:

Visão a partir da empatia

No filme o protagonista a partir da empatia em perceber o problema da mulher que ficava isolada da família no período menstrual, fez com que Pad Man fosse em busca de uma solução o que nos leva ao próximo item que é o inconformismo, característico a todo empreendedor e inovador.

Pad Man é um ser inconformado

Constatar um problema e buscar uma solução viável é fundamental. Quantas vezes temos problemas e deixamos de lado por não encontrarmos uma forma diferente de resolver, mas Pad Man foi incansável em encontrar uma solução possível para a resolução desse problema, mas que fosse viável também economicamente.

Errar e aprender com os erros

Durante a história Pad Man comete muitos erros e vai trabalhando cada um deles de uma forma diferente, ele procurava conversar com as pessoas, saber a opinião do cliente, fazer pesquisa de mercado, ele não deixou escapar nenhum elemento, principalmente, foi aprendendo com os erros e melhorando cada vez mais. 

Como produzir algo que já existe economizando recursos?

Mas será que isso pode ser também uma inovação? Nem sempre a inovação está ligada a um produto, mas sim pode estar vinculada a um novo modelo de negócio, uma forma diferente de produzir e até mesmo a forma de vender.

Fazer parcerias e sociedades que agreguem valor

Seja em termos de conhecimento ou mesmo de capital. Ninguém faz nada sozinho, embora a história de Arunachalam tenha ficado conhecida pelo mundo inteiro, ele não teria saído do lugar se não tivesse encontrado casualmente Pari Walia sua “primeira cliente” que se tornou sua grande parceira de negócios, embora um pouco ofuscada nessa história (em minha opinião).

Como tantas outras mulheres que ajudam a construir grandes histórias de empreendedorismo, sem a ajuda dela e habilidade em vendas, as oportunidades que ela conseguia criar nada teria acontecido na vida de Pad Man.

Aqui destaco a importância da construção de boas parcerias complementares às habilidades do empreendedor, como um ponto importantíssimo para construção de novos negócios.

 

Trabalhar por uma causa, um propósito

 Sim, uma causa, um propósito, gera lucros muito maiores para um grande número de dinâmicas. Pad Man tinha um propósito real, não se deixou levar apenas pelo lucro, ele queria de fato cuidar das mulheres da Índia, e com esse propósito massivo e transformador mudou a realidade de muitas mulheres não apenas dando a oportunidade de criar hábitos mais saudáveis, mas também oportunidade de trabalho para muitas delas.

 

Quebrar paradigmas

Com certeza isso faz a sociedade evoluir em todos os campos. Não há inovação que não quebre algum paradigma vigente, que não mude a forma de pensar das pessoas e transforme a sua cultura.

Ultimamente, a nossa sociedade está justamente nessa fase de constatar a transformação digital que tem acontecido em todos os campos, obrigando as pessoas e empresas a pensarem em como implantar nas vidas delas e nas organizações uma cultura de inovação.

 

Fazer por amor

E já quebrando um paradigma vou falar de amor em um artigo de inovação, pois o filme mostra como o amor geralmente acompanha a história de tantos empreendedores e os faz ir muito mais longe.

Pad Man é uma das grandes histórias de inspiração

Quantos problemas ainda existem no mundo que precisam ser resolvidos? A Inovação, a exemplo de Pad Man, não precisa ser exatamente na criação de um novo produto, mas precisa sim resolver um problema real.

A transformação digital, seja em sua vida ou em sua empresa, não passa necessariamente pelo digital, mas sim na transformação das pessoas, no empoderamento delas para que possam entregar produtos ou serviços que gerem valor com propósito, pois sem ele, ninguém sai do lugar.

É por isso que Pad Man, com sua simplicidade transmite tantos conhecimentos sobre inovação, empreendedorismo, protagonismo e transformação.

Quer conversar mais sobre o Pad Man e como este exemplo pode ser enriquecedor para todos nós? Deixo o link do meu perfil no LinkedIn para fazer contato diretamente comigo (linkedin.com/in/adrianasoaresnogueira)