Inteligência artificial X Inteligência humana
A Inteligência Artificial é um tema que a cada dia que passa entra mais na mente e nas preocupações de profissionais de diversos setores, principalmente (neste momento) das empresas de médio e grande porte.
Olhada por alguns como um futuro distante e por outros como uma ficção, a Inteligência Artificial está mais presente em nossas vidas do que imaginamos. Neste momento ainda em sistemas de alta complexidade como Netflix, Google, Facebook, Uber, etc.
A questão é que com o avanço da tecnologia da informação, da simplificação e do barateamento das ferramentas de IA (Inteligência Artificial), o acesso à esta tecnologia para “Reles Mortais” como eu e você está cada vez mais fácil.
Para começar essa aproximação precisamos pensar em como deve ser a Inteligência Humana capaz de se utilizar da Inteligência Artificial. Esta é a proposta deste artigo, então vamos primeiro falar sobre os principais conceitos da Inteligência Artificial, mas dedicaremos um item inteiro para falar da Inteligência Humana.
Muito antes da inteligência artificial
Inteligência Artificial trabalha basicamente a partir de dados. Assim, a questão é: Será que nossas empresas reúnem dados suficientemente organizados para que uma ferramenta de Inteligência Artificial pudesse trabalhar? A imensa parte das respostas será: Não!
Infelizmente nossos processos e sistemas de administração e organização corporativa são, em sua grande maioria, muito deficitários. Há muitos anos dizemos que “gastamos muito mais tempo para reunir as informações, do que para fazer algo com elas”.
Desta forma, é necessário que cada profissional minimamente interessado na implantação de IA trabalhe na organização e otimização de processos na obtenção de dados padronizados, para que malhas de IA e principalmente de Machine Learning possam trabalhar.
Singularidade como foco de tudo
No item anterior surgiu uma palavra nova no nosso artigo: Machine Learning. Esta é a técnica para ensinar máquina a aprender. Falando assim parece muito simples, mas as definições de padrões de leitura e entendimento para que máquinas possam aprender sozinhas é praticamente uma ciência a parte.
Quando unimos a Inteligência Artificial com o Machine Learning estamos fazendo um casamento perfeito para tornar exponencial a geração de conhecimento. Muitos atribuem o nome SINGULARIDADE para esta questão.
Singularidade é um termo emprestado da Física (lembra dos Buracos Negros?) para exemplificar o momento em que a geração de conhecimento pelas próprias máquinas será tão grande e evoluído que se tornará incompreensível por nós Humanos.
Grandes personalidades do mundo da tecnologia e inovação tratam com grande cuidado esta questão, pois o dia em que máquinas (físicas ou lógicas) começarem a gerar inteligência mais inteligente que elas mesmas, nosso mundo pode passar a correr riscos. Será que a Skynet vem aí? rs
Quem será o humano que trabalhará com inteligência artificial?
Vários estudos demonstram quais são as Inteligências Humanas que mais devem ser desenvolvidas para que nós Humanos não fiquemos (tão) para trás frente a Inteligência Artificial. Fazendo um resumo de alguns deles, quero apresentar 3 que mais me chamaram a atenção:
- Agilidade Emocional – Você deve se lembrar da Inteligência Emocional, certo? Gosto de falar sobre Agilidade Emocional. Baseado no livro de Susan David sobre a questão, trata de como nós Humanos devemos identificar, compreender, aceitar e somente então trabalhar pela mudança nos nossos comportamentos. Escrevi um artigo inteiro sobre esta questão.
- Colaboração e Consciência Coletiva – Competição é muito estimulada no meio corporativo, na verdade incentivada desde a primeira infância em cada um de nós. A questão é que correr um contra os outros não é mais um bom negócios. Se é tão necessário evoluirmos juntos, precisamos desenvolver a capacidade de criar e crescer em comunhão com nós humanos e com o planeta “nossa casa”;
- Curiosidade Intensa – Partindo do ponto que o conhecimento no mundo dobrará em velocidade cada vez maior, é necessário que o Novo Humano tenha uma curiosidade extrema para duvidar do seu conhecimento e principalmente para aprender coisas novas o tempo inteiro. Esse com certeza é um Soft Skill necessário para todos nós.
Muita calma e muita ação ao mesmo tempo
Em praticamente todo assunto ligado à tecnologia, precisamos lembrar que (até então) são os homens que a criam, assim, mesmo com as preocupações e com o medo de sermos dominados, devemos entender que ainda temos a responsabilidade de direcionar e dominar a tecnologia.
A capacidade de percepção de sentimentos como o sarcasmo e de comportamentos como a malícia ainda é típica ao ser humano e deverá continuar assim durante um bom tempo. Quando falamos ainda da intuição, por exemplo, é complicado entender como “máquinas” poderiam interagir com os meios não físicos da inteligência.
Por estas e outras questões que nós humanos devemos nos preparar para trabalhar com a Inteligência Artificial e, desde as primeiras ferramentas e usos disponíveis, conseguir extrair os melhores resultados da IA para nossas vidas e nossos negócios.
Assunto como estes são tratados nas nossas palestras e workshops. Inevitável tratar destas questões quando falamos de Cultura de Inovação, Mudança de Era e Modelo de Negócios das Startups. Este assunto te interessou? Acesse a gravação de um evento que realizamos sobre este tema.