Pois é… Tenho uma notícia muito ruim para te dar: o Marketing Digital não funciona mais! Te garanto que chegar à está conclusão foi muito, muito difícil… SQN… rsrs

O dia em que o Marketing Digital parou de funcionar

Para começar e provavelmente piorar minha colocação preciso falar ainda que talvez o Marketing Digital nunca tenha funcionado, mas, para isso vamos colocar as coisas dentro de um contexto: as ações de Marketing Digital para empresas de médio e pequeno porte.

O Marketing Digital feito pela maioria das empresas e agências

Empresas de grande porte fazem o chamado Marketing de Branding (ou Marketing de marca). Elas precisam criar ou aumentar o posicionamento dos seus produtos e serviços na mente do consumidor para que a sua rede de distribuição e comercialização faça as vendas diretas ao público que a marca pretende atender. A partir daí, estas empresas e suas agências traçam planos e campanhas mirabolantes, caras e longas para estarem presentes da internet, nas redes sociais, nas mídias de boa veiculação etc.

Isso mesmo, cabe à grande empresa manter presença e uma legião de lojas, supermercados, centros de serviços, franquias, distribuidores, revendedores etc., fecharão maus negócios por ela. O problema é que empresas de pequeno e médio porte entram na mesma onda e acabam desperdiçando energia (e recurso) incrível sem atingir resultados minimamente justificáveis.

Empresa de pequeno e médio porte não precisa de branding, ela precisa de NEGÓCIOS!!!Precisa de telefone tocando, precisa de gente mandando emails interessadas no que estas empresas vendem.

Qual Marketing Digital não funciona mais?

O Marketing Digital de branding para empresas de médio e pequeno porte é a resposta!

Então, qual o Marketing Digital que faz sentido para estas empresas?

O Marketing Digital de CONVERSÃO! Essa é a resposta!!

 

 

O que é Marketing de Conversão?

Marketing de Conversão ataca frontalmente esta questão. A mudança na forma de fazer marketing é muito grande, mas traz muitos resultados. As principais questões enfrentadas pelo Marketing de Resultado são:

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Falar somente de produtos e serviços é pequeno demais

Quando uma empresa fala somente de seus produtos e serviços ela está atendendo com informações somente pessoas e empresas que já despertaram para consumir o que elas vendem. Entenda, este é um público muito pequeno. Você e sua empresa precisam entregar conhecimento para que clientes que nem haviam cogitado comprar de você passem a pensar nesta possibilidade e se aproximem da sua empresa. Para fazer isso, deve ativar ações deMarketing de Conteúdo focado;

Vendas (principalmente consultivas) precisam de contatos quentes, não de prospecção fria

Acho uma judiação ver vendedores muito capazes, em departamentos de vendas importantes, fazendo ligações frias (coldcalls), aquela em que se fala com alguém que não faz ideia do que você faz e nem estava preparada para receber sua ligação. Um departamento de vendas precisa ser munido de mais contatos quentes pelas equipes de marketing. Esta ação reduz consideravelmente o esforço de vendas consultivas, otimizando o tempo para atender oportunidades reais; (Leia também, Prospecção fria é uma fria)

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Entender as demandas dos clientes

O vinculo formado com este publico a partir da entrega de conteúdo relevante, de conhecimentos e dicas para serem utilizadas no dia-a-dia permitem que este cliente transmita feedbacks sobre o que ele espera da sua empresa, dos seus produtos e serviços. Esse é um ouro que sua empresa não pode desperdiçar para criar processo contínuos de renovação de ofertas e saber ao certo o que oferecer para os seus clientes;

As ferramentas de Marketing Digital precisam ter objetivos mais nobres

Um site não é somente um catálogo online para seus produtos e serviços. A Rede Social não é somente um lugar para você mostrar amenidades. As ferramentas de Marketing Digital precisam ser utilizadas de forma nobre, com objetivos claros e alinhados com a estratégia comercial da sua empresa. Existe um documento que oferecemos e apresenta muitas dicas sobre isso, sugiro baixar o documento para entender mais.

Podemos chamar tudo isso de Inbound Marketing? SIM!!!

Inbound Marketing é uma técnica e estratégia de Marketing que atrai clientes para a sua empresa não pela oferta de produtos e serviços, mas sim pela oferta de conhecimento e construção de credibilidade que você pode fazer. É o caminho que está sendo trilhado por inúmeras empresas para criar uma novas perspectivas de negócios e novas possibilidades de crescimento.

A Palestras e Conteúdo é parceira da RD Station, a maior plataforma de Inbound Marketing do mercado brasileiro! Quer saber mais sobre esta técnica e ferramenta fantástica utilizada para atrair clientes quentes em inúmeras empresas no Brasil e no Mundo? Clique aqui e envie um e-mail direto para nós!

Este é somente um primeiro artigo sobre este assunto. Vamos desdobrar este assunto em artigos próximos. Se você ainda não assinou nossa Newsletter faça isso agora informando qual área de atuação da nossa empresa que mais te interessa.

Por enquanto é só… Logo estaremos juntos novamente.