Vocês são nossos convidados para a sessão de autógrafos do livro Metamorfose Empreendedora no ABC.

Antes do nosso artigo, uma novidade!  Realizaremos a sessão de lançamento do livro “Metamorfose Empreendedora: os 4E´s do ser” no ABC Paulista.

Estaremos em mais esse evento em clima de festa para receber as amigas e amigos para autógrafos e bate-papos sobre nosso livro. 

Esse lançamento acontecerá no dia 14 de junho de 2022, uma terça-feira, a partir das 18:00hs na Livraria Leitura do Shopping Metrópole em São Bernardo do Campo.

Será um prazer receber todos vocês!
Até lá!

metamorfose empreendedora

O empreendedorismo pós pandemia – Parte I

Quando se fala sobre empreendedorismo é comum as pessoas pensarem somente nos negócios, nos produtos, serviços e soluções que ele vende, sobre estruturas de empresas, impostos e outros itens (bem chatos), mas na verdade, quando falamos principalmente em empreendedorismo pós pandemia, estamos falando de desenvolvimento de humanidade, pois, não existe empreender sem colocar o ser humano no centro de tudo, seja ele o empreendedor, seus colaboradores ou seus consumidores.

Outra questão importante é compreender que empreendedorismo não tem nada a ver com moda ou com Glamour. Não existe Glamour em empreender, mas sim muito trabalho e dedicação. A ‘moda’ do empreendedorismo é normalmente uma visão superficial sobre o que efetivamente é a atitude de empreender. Somente compreender o que é empreendedorismo aquele homem ou mulher que decide viver essa jornada de forma completa e profunda.

Compreensão de um mundo em transformação é no empreendedorismo pós pandemia a principal ferramenta pra conseguir identificar as novas demandas do consumidor conectado, como falaremos adiante, bem como para desenvolver negócios que estejam conectados com essa nova demanda e a uma nova prosperidade.

Empreendedorismo pós pandemia para todos os tamanhos de negócios

De um lado quando se fala em empreendedorismo para empresas de pequeno porte ou pequenos negócios, existe um grande perigo, pois, ‘mais do mesmo’ é apresentado em muitas ocasiões como boas formas de empreender. Por outro lado, empreender por necessidade é importante? Claro, mas desenvolver negócios iguais a milhares de outros existentes se torna um grande risco para o empreendedor, pois sem diferenciação, são muitos os negócios de pequeno porte que acabam por perecer.

Do outro lado o empreendedorismo de inovação, principalmente quando se fala em modelos de Startups se torna algo chato quando é divulgado como uma exigência extrema, como o único caminho para se empreender. Nem todos os modelos de negócio nascem conectados aos modelos de Startups, mas precisam de alguma forma proporcionar uma diferenciação inovadora na sua oferta. Isso pode acontecer de inúmeras formas diferentes envolvendo produtos e serviços, mas principalmente envolvendo a experiência de consumo diferenciada para seu público.

Então, quando falamos de negócios de pequeno porte é mais que necessário romper com o ‘mais do mesmo’, entregando para seu consumidor uma experiência inovadora e de alto valor no consumo das suas ofertas. Por que estamos falando que essa é uma vantagem para negócios de pequeno porte? Porque com uma percepção muito próxima do seu consumidor e com experimentações inovadoras de custo muito baixo, um negócio de pequeno porte pode desenvolver produtos, serviços e soluções extremamente conectadas com as necessidades e desejos do seu público, se tornando um grande sucesso.

A compreensão do Consumidor 4.0 e do novo consumo

Muitas vezes quando falamos de consumidor online ou consumidor 4.0, as pessoas acham que estamos falando somente dos clientes de e-commerce e aplicativos. Mas, “consumidor 4.0 não é somente aqueles que compram pela internet, mas todos aqueles que se utilizam dos meios de conexão para interagir com as marcas das quais compram e com a comunidade com outros consumidores.”

É dessa forma que entendemos que todos nós somos consumidores 4.0, pois estamos o tempo inteiro nos relacionando de forma digital ou online com o mundo do consumo, seja pelas redes sociais, pelos portais de conteúdo ou pelos e-commerces.

Por isso, para compreendermos o novo mercado precisamos olhar também para o nosso comportamento de consumo, nossas novas demandas como consumidores e comportamentos que temos em sociedade. Esse será um grande indicativo das demandas de quem nossos negócios precisam atender.
Estar antenado com essas demandas do empreendedorismo pós pandemia é fundamental para a criação de negócios que façam sentido para esses novos consumidores.

Muito trabalho, muita percepção e muita entrega de valor

Nessa jornada de conteúdos você nos verá falando muito sobre entrega de valor para os clientes. Ainda escreveremos especificamente sobre isso, mas por hora é importante despertar para a necessidade do entendimento que, somente a entrega de alto valor agregado fará que estejamos no coração dos nossos clientes.

Percepção do novo mercado é fundamental para compreender como desenvolver modelos de empreendedorismo que façam sentido. Caso contrário o risco de desenvolver mais do mesmo ou principalmente de entregar negócios que não fazem mais sentido para o mundo em que vivemos será muito grande. Mais uma necessidade para quem pensa no novo empreendedorismo pós pandemia.

Muito trabalho será necessário para tudo isso, pois empreender é muito mais uma questão de transpiração do que uma questão de inspiração. Ainda falaremos sobre inspiração, essência e propósito, mas esses merecem um artigo somente sobre eles.

Metamorfose Empreendedora e a base desses pensamentos

Esses pensamentos estão presentes no nosso livro “Metamorfose Empreendedora: os 4E´s do ser” e presentes também nas palestras e workshops que entregamos para os nossos clientes. Achou o assunto interessante? Venha falar conosco.

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