O fim do vendedor bom de bico (Parte II)

Neste segundo artigo sobre o fim do vendedor, vamos mais fundo a respeito de quais as características e habilidades que um vendedor deve desenvolver para se manter na área de vendas neste mundo de transformações.

O fim do vendedor bom de bico (Parte II)

Tá bom, sabemos que você é vendedor por conta da sua capacidade de comunicação, mas, além disso, o que mais você sabe fazer? Quais outras habilidades você desenvolve constantemente?

Este é o segundo artigo desta série. No primeiro falamos sobre a necessidade do vendedor em ouvir mais e perguntar mais para seus clientes, elevando a qualidade da comunicação.

Mas, em um mundo de transformação na relação entre clientes e fornecedores, com tecnologia invadindo esta conexão e com a cobrança constante de números, quais são as características que um vendedor precisa desenvolver?

Pare de fugir da disciplina

 Horários, datas, compromissos e tarefas são termos que precisam estar no dia a dia dos vendedores. Infelizmente os vendedores não são conhecidos (em sua maioria) pela organização e disciplina.

Questão é que as vendas precisam sim de ritmo, de constância. Um funil de vendas não se enche sozinho e para que oportunidades sejam desenvolvidas o vendedor precisa atuar em ações consistentes, por mais tempo.

Lembre-se que quem trabalha mais é melhor e vende muito!

Estatística é amiga de vendas

Outro fator determinante para o fim do vendedor é se ele é ou não orientado a números. A estatística de vendas nunca mente e estar atento (a) ao que ela diz sobre o processo de vendas é fundamental para compreender e antecipar tendências.

Quanto maior for sua conversão nas fases do funil de vendas, mais vendas você fará! Quanto menos tempo demorar para conduzir o cliente para o fundo de funil, mais vendas você fará!

Agora, se não consegue ter estes números, você tem um outro problema. O baixo uso de ferramentas de vendas no seu dia a dia. É sobre isso que vamos falar agora.

    Uso da tecnologia em vendas é quase obrigatório

    CRM é meu amigo! Repita isso 10 vezes por dia! É claro que todo vendedor minimamente experiente conheceu (ou vive em) projetos de CRM mal implantados ou com ferramentas que não ajudam o vendedor como deveriam.

    Este é um alerta importante que trazemos em vídeos da série “O que não fazer em vendas”. O episódio 4 trata exatamente desta questão, mas todos os outros falam de diversas questões de vendas.

    Outra questão é que a internet é sua base para novos clientes! Seja um hunting de negócios pela internet. Estar atento às mídias sociais é fundamental e buscar novos clientes na internet deve ser seu foco.

     

    Gostar de marketing e marketing digital

    Para o fim do vendedor ficar cada vez mais longe ele precisa também se tornar um grande amigo de marketing e marketing digital, mas como somente este assunto já é bem longo, vamos deixar para a Parte III da nossa série, ok?

    Até a próxima

    Hugo Santos