O que é design para você?

Desenho, estética, forma, função, criação, a solução para um problema?

O que é design para você? Experimente digitar a palavra no Google e veja o número de resultados, tende ao infinito. Mas, como interpretar os resultados e de fato compreender essa cultura, uma abordagem que antes era restrita a estética e utilizada principalmente no desenho dos produtos e agora inspira a cultura organizacional como estratégia que é uma nova abordagem aos problemas complexos dessa mudança de era e das rápidas transformações que vivemos.

É isso mesmo, o design tornou-se essencial para a estratégia e inovação da cultura organizacional, seja para o empreendedor, intraempreendedor, startups, grandes ou pequenas empresas.

A evolução do design começou a ficar aparente e evidente após grandes empresas e marcas declararem que ele estava por trás da estratégia e do sucesso de muitos produtos e serviços. E, assim muitas organizações começam a introduzi-lo em diversos contextos e setores.

O QUE É O DESIGN NA DÉCADA DE 80? 

As organizações privilegiavam o produto e sua função, éramos atraídos pela forma e sua performance e o designer atuava como um braço da engenharia. Vendíamos e expressamos nas mensagens publicitárias os atributos racionais. Tínhamos poucos concorrentes, lembram?

DÉCADA DE 90

Destaque para a qualidade como diferenciação no ponto de venda, além é claro da estética. Organizações introduziram vários programas da qualidade, tivemos a internet e a abertura de mercado, dois eventos que evidenciaram um posicionamento mais forte do design nas empresas, então, precisávamos de um produto com mais destaque no ponto de venda e estávamos abertos ao mundo. Nesse momento as mensagens publicitárias vendiam os benefícios funcionais.

ANOS 2000

Em muitas empresas o design migra da engenharia para a direção de marketing, a evolução do mundo digital e das redes sociais traz um novo perfil de consumidor, marcas precisavam de um novo posicionamento e o design se conecta ao branding.

Em meados dessa década no Brasil aparece o Design Thinking, proporcionando uma nova visão de projeto: deixamos de ver apenas as pessoas como consumidores e passamos a conviver com os usuários. Com isso agora evidenciamos nas mensagens publicitárias os Benefícios Emocionais.

O QUE É DESIGN NA NOVA DÉCADA? 

Definitivamente ele se posiciona como cultura de inovação e estratégia nas organizações, com discurso, linguagem e ferramenta própria. O projeto agora é centrado no usuário, aliás de onde saíram as grandes inovações e novos modelos de negócio da nova economia.

Design Thinking e o Design de Serviços estabelecem interações com toda a jornada do usuário, em cada momento e situação do seu relacionamento com o produto ou serviço e as interpretações dos problemas que configuram essa nova era que na maioria das vezes são mal definidas, essa interação com o usuário nos mostra as evidências do grau de satisfação ou insatisfação do usuário.

Enfim chegamos aos valores emocionais.

E agora? Onde estamos? O que é design? Como nos posicionamos perante a essa nova era? Entramos na economia da experiência. Saímos de um mundo tangível para um mundo intangível, da aparência para a essência.

Outro ponto importante é colocar o design bem mais próximo do coração da empresa. Uma empresa com a cultura centrada no design vai muito além de uma função, pois se trata, de um instrumento essencial para ajudar a simplificar e humanizar os processos.

Não devemos utiliza-lo como algo extra, mas uma competência imprescindível. O Design tem um conjunto de concepções estratégicas que pode ajudar você a ter ideias que servem para a vida.

Nessa nova economia, as pessoas querem experiências do que as coisas proporcionam. Nosso cliente não quer apenas ser bem atendido, ele quer ser surpreendido. 

PENSE DESIGN!

Conheça o autor do artigo

Marcos Batista: Com mais de 25 anos de experiência na área foi gestor de Design da América Latina para o grupo Bosch e Siemens de Eletrodomésticos e participou do desenvolvimento e lançamento de mais de 100 produtos.

Em sua trajetória recente, participou de diversos projetos de inserção da cultura de inovação e intraempreendedora em empresas públicas e privadas e na implantação de núcleos e laboratórios de Design e Inovação.