O que foi o RD Summit 2023 para mim?
Desde 2016 tenho a mesma sensação quando termina um RD Summit: é muito maior que as minhas expectativas e falta tempo para aproveitar tanta experiência boa que o evento oferece.
Isso é com certeza muito bom, pois, mesmo com os desafios ano a ano – como troca de estado onde o evento acontece e, sim, ficaremos com saudades de Floripa – o evento mais uma vez entregou mais que o esperado e, da minha parte, por mais uma experiência incrível.
Um pouco sobre o que é o RD Summit
Para você que está chegando agora por aqui, RD Summit é o maior evento de marketing e vendas da América Latina. Neste ano foi realizado no Expo Center Norte em São Paulo, nos dias 8, 9 e 10 de novembro e contou com cerca de 20mil participantes.
Contou também com mais de 150 palestrantes entre grandes nomes dos negócios no Brasil e fora dele. Dezenas de patrocinadores estiveram presentes não somente apoiando o evento, mas também apresentando suas soluções diretas e indiretas para o mercado de marketing e vendas.
Um ponto em que o RD Summit se destaca de outros eventos do setor é que a produção e grande parte do staff tem a atuação dos colaboradores da RD Station. Desde diretoras e diretores, passando por executivas e executivos de todas as áreas, até estagiárias e estagiários da empresa participam do evento, trazendo o ambiente e cultura da empresa para dentro do RD Summit.
Minha primeira palestra no RD Summit
Em 2018 eu já havia tido a oportunidade de moderar um painel no RD Summit, me reencontrando com uma das minhas primeiras CSs a amiga Cristiane Gontijo (Cris, foi uma felicidade gigante te encontrar nesse ano novamente, viu?).
Mas, foi a primeira vez que palestrei no evento e isso, sem sombra de dúvidas, foi a maior emoção que o evento me proporcionou nesse ano.
Estar com mais de 1300 pessoas, no primeiro horário da quinta-feira, concorrendo em horário com grandes profissionais e com a célebre Marilou Tyler (coautora de Receita Previsível junto com Aaron Ross), já foi uma grande felicidade. Sabia que o desafio seria grande.
Mas as três primeiras fileiras lotadas de amigas e amigos foi motivo de muita tranquilidade, de me sentir conversando no “sofá da minha sala”.
Obrigado desde já pela presença de todas e todos. Correndo o risco de não citar uma amiga ou um amigo, vou destacando a primeira turma aqui. São eles:
- Camila Nistal
- Carol Salgado
- Cris Santos
- Elen Coutinho
- JP do Whats
- Leticia Lira
- Luiz Schimidt
- Nelson Leite
- Palti Talmai
- Pedro Maluf
- Renan Carmelo
- Roberta Castro
- Stella Docini
- Tais Barboza
- Thaise Veiga
- Vinicius Lucio
- Yasmim Lobo e grande elenco.
Falei sobre um dos temas que tenho mais estudado e aplicado no dia a dia: o MARKETING DE CONVERSAS. Este é o tema da vez da RD Station e ser reconhecido pelo time de curadoria do evento como alguém que pode contribuir com o assunto já havia sido um motivo de grande felicidade.
Foram 39 minutos e 24 segundos – viu Nath Leuner, fiz dentro do tempo que você me pediu (rsrs) – de muita entrega, exemplos, insights e reflexões sobre como WhatsApp, Instagram Direct, Facebook Messenger e novas formas de realizar campanhas orgânicas e pagas, transformaram o marketing digital e continuarão o transformando.
Sem exagero, estamos apresentando nesse tema o quanto o marketing digital como o conhecemos até pouco tempo não entregará mais resultados para as nossas empresas, porque, com as transformações do consumidor – adotando cada vez mais os meios conversacionais para se relacionar com as marcas das quais compra – e por consequência as mudanças da sociedade, empresas que não se aproximarem do Marketing Conversacional estão fadadas ao fracasso comercial.
Esse é um tema que ainda está sendo desdobrado por todos, mas, de “saída”, já demonstra os ganhos de performance, de resultados e de humanização no relacionamento das marcas com seus consumidores.
Se você é de vendas, marketing ou qualquer área de negócios da sua empresa, já coloque na sua agenda estudar o Marketing de Conversas ou Marketing Conversacional, pois, ele é uma exigência para incrementar resultados na sua empresa, seja ela de qual segmento ou porte for.
Conexões, conexões e mais conexões
Uma das principais oportunidades do RD Summit continua em alta, a sua capacidade de proporcionar conexões importantes e, mesmo sendo um evento de somente três dias, também proporcionar conexões profundas.
Já citei alguns amigos de RD Summit que se tornaram amigos para a vida inteira. Também vale citar de amigos da vida onde hoje em dia praticamente nos encontramos de ano em ano no RD Summit, como o irmão Marcelo Barbosa… rsrs
Mas, neste ano, algumas conexões foram especialmente especiais. Amigas e amigos palestrantes, amigas e amigos da Transcriativa, amigas e amigos da RD Station como:
- Alex Lima
- Amanda Graciano
- Dado Schneider
- Emily Marcolino
- Genesson Honorato
- Karina
- Nati Montibeller
- Otaviano Costa
- Paula Olaf
- Rafael Cortes
- Rita Von Hunt
- Yago Albuquerque
- Yakui Tupinambá
E não estou falando de networking de negócios, estou falando de trocas ativas, de cuidado e atenção. Estou falando de conhecer o ser humano atrás dos crachás do evento e levar para casa um pedacinho de cada um deles comigo.
Agradecimentos mais que especiais
Parabéns a todo o time de produção do evento! Parabéns a todas e todos que se dedicaram semanas para que o evento fosse incrível. Quero deixar um agradecimento aqui para Mariana e Nath pela confiança. Valeu por isso.
Quero agradecer a Ivanete Araújo, minha namorada há 30 anos, pelo companheirismo e pela presença incansável – ou quase isso – nos três dias do evento. Valeu pelo apoio meu amor!
Para você que sempre quis participar ou que ficou com curiosidade sobre o evento, reserve os dias 6, 7 e 8 de novembro de 2024, pois o evento estará novamente no Expo Center Norte em Sampa. Os ingressos já podem ser adquiridos clicando aqui.
Sobre Hugo Santos
Atuando em Vendas, Marketing, Empreendedorismo e Relacionamento com clientes desde 1996. Graduado em Marketing. Especialista em Comunicação Omnichannel, Inbound Marketing e Vendas Consultivas. Fundador da Palestras e Conteúdo e Head de Conteúdo e Educação da Fortics Tecnologia. Autor de “Inocente Digital” e coautor dos livros “O poder da conveniência Omnichannel no Atendimento” (com mais de 16 mil leitores), “Metamorfose Empreendedora – Os 4E´s do SER”. Vencedor dos prêmios ABC da Comunicação como o melhor profissional de vendas no ano de 2020 e “Sabre Awards LATAM 2021” na categoria “Business-To-Business Marketing: Digital Presence and Omnichannel service in the Covid-19- pandemic”. Presidente do comitê de profissionais de comunicação do Prêmio ABC da Comunicação. Parceiro RD Station com Certificações e Prêmios de Inbound Marketing alcançados individualmente ou em conjunto com a Agência Incandescente. Mentor de Startups pela InovAtiva Brasil, Aceleradora de Startups do Governo Federal. Desde 2014 ministrou mais de 480 palestras, workshops, cursos, mentorias e consultorias sobre Vendas Consultivas, Marketing Digital, Marketing de Conversa, Atendimento Omnichannel, Empreendedorismo, Comunicação Humana nos Negócios e Liderança em eventos como RD Summit, ABRINT, Futurecom, Crescer Educação, Social Media Week, CorpoRH, Expo ISP, Medical Fair, CONEMOV, HIGIEXPO e Meetings de negócios em Federações das Indústrias, CEBRASSE (Central do Setor de Serviços) e outras entidades de grande porte.
Página de portfólio: palestraseconteudo.com.br/hugopalestrando/
Palestras de Hugo Santos
Com centenas de palestras, workshops, treinamentos e mentorias realizadas, Hugo Santos é um palestrante altamente indicado para eventos de inovação, empreendedorismo, comunicação, vendas, marketing, liderança entre outros assuntos.