Outro dia conversando com um amigo…
– Hugo, você faz palestra motivacional? – me perguntou um amigo.
– Puxa meu caro, não faço não. – respondi.
– Nossa! Mas você é um palestrante! Por que não faz palestra motivacional? – retrucou ele assustado.
– Porque o resultado é quase nulo, principalmente depois de alguns dias…
Veja se já passou por isso…
O pessoal da sua empresa te convida (ou te convoca) para assistir uma palestra motivacional empolgante. O palestrante é conhecido por mover multidões com as suas palavras e com seus incentivos.
A palestra começa e ele consegue focar em pontos sensíveis do seu dia a dia. Te incentiva constantemente a mudar de postura, a desenvolver novos hábitos e tomar decisões. Tudo parece tão fácil e tão óbvio! Como você não havia pensado nisso antes?? Você se sente empolgado em mudar tudo! Sai da palestra muito feliz e sensibilizado!
Mas, no dia seguinte você volta a conviver com a sua vida, com seus colegas de trabalho, com seus clientes, com suas dificuldades… Aquelas mensagens de apoio da palestra motivacional começam a ficar cada vez mais distantes e você começa a duvidar daqueles conceitos e ensinamentos. No fundo você pensa: “Ele fala tudo aquilo porque não passa pelo o que eu passo…”.
Por que isso acontece?
Porque motivação acontece de dentro para fora!!!
Vamos entender um pouco sobre o que é motivação.
Ao contrário do que muitos acham, motivação é algo que não vem de fora. Somente eu posso gerar motivação por mim mesmo. Professores de filosofia constantemente investem aulas e aulas para demonstrar esta questão, que também está expressa no que chamo de “Almanaque da nova geração” o Wikipedia (falando sobre o que é motivação):
“Em outras palavras (motivação) é o impulso interno que leva à ação.”.
Em um posto no Facebook o Professor Flavio Gikovate fala um pouco sobre a complexidade da motivação e dos meios pelos quais o ser humano chega até ela. Confira aqui!
Poderia enumerar diversas outras fontes desta questão, mas nosso objetivo não é este, certo? Quero aqui falar sobre qual tipo de palestra é mais proveitosa que a famosa palestra motivacional.
Dar ferramentas para lidar com a vida é o caminho
Quando preparo uma palestra para ser ministrada, penso na QUANTIDADE DE FERRAMENTAS QUE IREI ENTREGAR no conteúdo. Chamo de ferramentas todas as técnicas, experiências, caminhos que o participantes da palestra levará consigo para entender o mundo de uma nova forma, mas principalmente LIDAR COM SUA VIDA DE FORMA MAIS PRODUTIVA.
Uma palestra de uma hora, deve entregar pelo menos duas grandes ferramentas de transformação com um passo a passo de como utilizar no seu dia-a-dia. Qualquer outra coisa após isso trata somente de inspiração para o uso da ferramenta. Normalmente deixo um link para baixar o material e assim, poder acompanhar o processo de mudança ao longo dos dias seguintes.
Por que acredito nas palestras desta forma? Porque entendo que o ser humano dotado de melhores ferramentas de comportamento, pode transformar a sua vida! Mas, essa não é uma responsabilidade minha, mas sim um livre arbítrio do indivíduo. Minha responsabilidade é amparar o melhor possível a sua busca.
Um último pensamento sobre a Motivação.
Não está ligada a etimologia da palavra, mas gosto de pensar que:
Motivação = Motivo para a ação!
Então para finalizar te pergunto:
Qual é o seu motivo para a ação?
Vamos continuar essa conversa bacana? Clique aqui e siga nossos assuntos!