CONHECE-TE A TI MESMO?

Quantas vezes você se deparou com a estranheza de estar com você mesmo? Em quantos momentos você olha no espelho e se pergunta quem é este aí? Então, caso nunca tenha feito isso, sinto muito em lhe dizer, mas ainda terá sua crise de existência em algum momento da vida. Bem, vou explicar melhor.

Entender quem somos é essencial para compreender o que podemos. Quando sabemos o que podemos, mergulhamos na incrível arte de viver o agora. Passado é história e futuro adivinhação. Se o presente é a única certeza que temos, porque nós temos tanto medo de vivê-lo? Segundo Heráclito a única certeza que podemos ter no mundo é a mudança. Falando um pouco sobre ela, a mudança, gostaria de contar um caso real a vocês.

 

 

Em uma das atividades que tenho, costumo ministrar para lideranças em empresas ou para empresários um treinamento de desenvolvimento muito ligado ao autoconhecimento. Quando aplicado, iniciamos uma jornada sem volta.

Pouco mais de três horas em alguns encontros são suficientes para despertar algumas reflexões que transformam nossa forma de ver o mundo. Não se trata de provocar e apenas deixar feridas abertas. Se trata na verdade de criar sentido à nossa existência jogando luzes sobre nosso medo de encarar a vida.

O caso que gostaria de comentar foi justamente em uma das sessões que faço individualmente para empresários. Em uma busca com ele de algumas crenças limitantes dele, voltamos às aulas na faculdade dele. Veja que interessante a comparação que ele fazia sobre o desempenho dele e dos demais depois da formação, revelava a postura diante dos desafios, porém, ele apenas enxergava como sorte dos outros e azar dele.

Muitos dos seus amigos de faculdade hoje, tinham ou têm situação financeira ou mesmo de mercado melhor que a dele. Dizia ele, “eu era um dos melhores alunos da sala”. Ótimas notas, focado, elogiado pelos professores e mesmo assim era para os piores alunos que as portas das oportunidades se abriam.

Nesta conversa, levantei e fui para o quadro e comecei a colocar quais as qualidades os amigos arruaceiros dele tinham que ele não possuía:

  • Coragem para colar na prova;
  • Ótimos networkings, pois, falavam e sabiam da vida de todos;
  • Bagunçavam e eram os mais enturmados.

O tempo passa, mas e as pessoas?

Pergunto a você caro amigo leitor. Quantos amigos que você conheceu ao longo da vida eram melhores em tudo que você e hoje estão em situação muito complicada na vida? Veja, quando elencamos como eram os piores alunos da sala, elencamos qualidades que fazem a diferença em boa parte das oportunidades que criamos ao longo da vida.

Não estou dizendo não desrespeitar leis ou ser um transgressor é a razão do sucesso. Mas… se queremos mesmo ser alguém diferente no mundo, não será seguindo as regras das massas que faremos ou construiremos grandes feitos e grandes obras.

 

Durante o programa Conhece-te a ti mesmo. Lançamos luzes sobre nossa face que passamos a toda vida escondendo. Quantas vezes, tentamos mudar justamente o que temos de melhor. Quantas vezes ouvimos o que os outros dizem sobre nós ou pior, mudamos porque os outros ou nossa família acham que devemos mudar.

São luzes como essas, que lançamos e tiramos a poeira revelando nossa verdadeira face. Face que transcende coragem muitas vezes ressignificando nossa própria existência. Precisa de coragem para fazer isso. Precisa de fé para acreditar no que sairá do outro lado. Por fim, precisa querer viver e não apenas respirar para encarar o que realmente somos.

Preparado para conhecer sua melhor versão?

Vamos trocar experiências no estilo conhece-te a ti mesmo?

 

Se este tipo de sessão de conversas de autoconhecimento chamou a sua atenção, converse com o nosso time de palestrantes para entender como poderemos realizar uma destas sessões na sua empresa.