Sabedoria no trabalho – Como somos traídos pelo que achamos saber…

Afinal o que é sabedoria? Uma pergunta complicada de responder, pois em muitos momentos entendemos sabedoria como conhecimento adquirido sobre algum tema específico, porém será que isso realmente é sabedoria? O que quer dizer a sabedoria no trabalho?

Por que falar de sabedoria em um artigo voltado à vendas? Em primeiro lugar, entende-se por sabedoria a capacidade de tomar decisão com base apenas na escolha imparcial da melhor opção sem que nossos humores e sentimentos sejam determinantes no resultado.

Sabedoria é a escalada exponencial de conhecimento que um ser humano atento aos aprendizados da vida acumula ao longo dela. Seria muito interessante se entendêssemos sabedoria como uma graça alcançada visto que não se pode ter a tão sonhada sabedoria sem que se tenha vivido muitas experiências, passado por poucas e boas, estudado muito, errado muito, chorado muito e compreendido que na vida temos mais sensações ruins e duras do que realmente alegrias. Gosto de pensar em sabedoria como uma grande jornada.

Como iniciar uma jornada de sabedoria no trabalho?

Iniciamos esta jornada sem muita sabedoria e, ao longo do trajeto, vamos acumulando experiências que quando somadas vão formando o todo. Bom mesmo é pensar que esta jornada acontece um pouquinho a cada dia. Um café da manhã com sua esposa e filhos pode proporcionar um bocado de aprendizado.

Talvez nem todos que estão lendo este artigo imaginem quanto uma criança de 9 anos e outra de 7 anos têm de histórias para contar às seis da manhã. Eles não se cabem dentro de si. Fico por vezes inerte, sem nada falar, apenas ouvindo os relatos encantadores sobre experiências na escola, no futebol em casa ou em algum jogo. Aproveitar estes momentos também é acrescentar sabedoria à nossa vida. Gosto muito de pensar em sabedoria olhando as situações do dia a dia. Nada é tão ruim quando se pode colher da experiência passada algum aprendizado.

O que consideramos sabedoria?

Estou escrevendo este artigo sentado no aeroporto de Brasília no saguão de embarque esperando minha conexão para o Acre. Isso mesmo para o Acre. Vou para lá em um evento analisar Startups. Eu poderia estar reclamando, apenas ouvindo música (o que já seria bom) ou lendo. Estou, porém, refletindo sobre o que é sabedoria. O mais intrigante nestes momentos é imaginar o que este monte de gente que está a minha volta está pensando… adoro tentar imaginar o que cada ser humano perto de mim está vivendo neste exato momento. Este sim é um grande exercício de sabedoria. Tentar se colocar no lugar do outro e pelo menos por um momento imaginar como seria viver e tomar as decisões por outro ser humano é um exercício incrível.

Quantas decisões mudaríamos se antes da tomada final olhássemos pelo prisma do outro?

Vivemos em um mundo hiper conectado, inundado de redes sociais, porém na maior parte da nossa existência sentiremos uma certa solidão. Estar conectado a seis mil amigos virtuais não garante nenhum relacionamento sincero ou afetuoso.

 

Desenvolvimento pessoal e profissional

Retomando nossa jornada em busca da sabedoria, estou escrevendo este artigo para ajudar os leitores que, como eu, simpatizam com a área de vendas e acreditam que apenas com desenvolvimento pessoal é possível ter melhores e maiores resultados.

Acredito que a nossa profissão seja uma das melhores formas de desenvolver a sabedoria. Um bom vendedor aprende a ouvir logo no início da sua profissão, pois somente ouvindo é que pode entender o que oferecer ao seu cliente.

Um excelente vendedor desenvolve a capacidade de aprender com seu cliente. Imagine que cada cliente é um universo de conhecimento. Quanto posso aprender se realmente eu estiver disposto e aberto a receber este conhecimento?

A sede por conhecimento

Lembro que no início da minha carreira eu ficava em êxtase cada vez que visitava uma empresa em um novo segmento do mercado. Eu realmente tinha sede de adquirir conhecimento sobre aquele cliente. Minha carreira em vendas foi inicialmente no segmento de tecnologia. Vendíamos serviços de tecnologia para pequenas e médias empresas de inúmeros setores.

A primeira vez que entrei em uma grande indústria de injetoras de plásticos, tive uma sensação incrível. Era fantástico ver aquelas imensas máquinas fabricando peças tão pequenas e delicadas.

O conhecimento está a nossa volta, aproveitar este conhecimento e transformá-lo em sabedoria no trabalho será sempre uma opção nossa. Quem aprende com as experiências tem a incrível oportunidade de não precisar pagar para estudar.

Sou um apaixonado por vendas, no entanto, quanto mais vendas eu realizo, mais aprendo com esta incrível profissão, e descubro a cada dia que o que realmente amo é poder aprender com as pessoas que conheço. Vender é aprender, aprender é adquirir sabedoria. Como é bom poder ter como profissão algo que me torna melhor a cada dia.

Seja bem-vindo à incrível jornada do conhecimento, seja um vendedor!

O que você achou do conteúdo? Quer saber mais sobre a jornada de sabedoria no trabalho de nossos palestrantes? Entre em contato conosco!