Se você está minimamente conectado às Redes Sociais e ao Mundo da Internet, com certeza já se deparou com amigos gerando ou (principalmente) compartilhando histórias, teorias, críticas, visões, agressões etc., as defendendo como se fosses verdades absolutas, certo? Mas, te pergunto: Será que tudo o que está na internet é verdade e é digno de compartilhamentos?
O que mudou no conteúdo depois das Redes Sociais?
Antes do mundo da internet ou principalmente do mundo das Redes Sociais, a extrema maioria do conteúdo entregue a nós era gerado por jornalistas e grandes especialistas sobre assuntos. Algumas das premissas destes profissionais na geração do seu conteúdo são:
- Nunca divulgar algo sem uma fonte confirmada, em muitos casos validando a informação em inúmeras fontes;
- Tentativa de ser imparcial em cada conteúdo gerado, ouvindo da melhor forma possível os lados da questão;
- Desenvolver o texto para que o leitor consiga entender o avanço das ideias e compreender o assunto proposto.
É claro que mesmo na produção de conteúdo realizada por estes profissionais não estamos ilesos a veículos de notícias ou profissionais tendenciosos, que defendem interesses específicos ou que não tem valores sólidos. Todos eles deveriam defender o código do jornalismo, certo?
Esta gostando?
Este é um dos artigos escritos com muito carinho para o nosso público!
Sempre publicamos artigos sobre Marketing Digital, Vendas Consultivas, Comportamento e Comunicação Empresarial.
Para não pagar mico nas Redes Sociais e WhatsApp você precisa:
Confirmar a fonte da informação que você irá compartilhar
Tentar entender se veículos sérios estão noticiando também, se possível autor do conteúdo falou realmente aquilo etc., é muito importante;
Se distanciar dos boatos
Isso é fácil, pois diversos sites na internet são especialistas em confirmar boatos. Sim! Confirmar boatos! É uma excelente forma de não só evitar erros de compartilhamento como avisar aos amigos menos atentos;
Passar a informação pelo crivo da sua razão
Na emoção acabamos por compartilhar informações e notícias que não fazem parte dos nossos valores. Postar de cabeça quente, não é uma boa saída;
Entender qual a reputação online que você quer criar
Pelo o que você quer ser conhecido? Quais são as informações e conhecimentos que quer distribuir na internet? Como isso contará o que você realmente pensa?
E isso é importante para os dias de hoje?
Claro que é! Pelo momento político econômico que estamos vivendo, pelas crises de ética pelas quais estamos passando, por conta da renovação pelas quais as nossas empresas precisam passar inclusive nos movimentos comerciais que promovemos isso tudo é muito importante de se pensar.
Assine nossa Newsletter
Gostou deste assunto? Muitos outros virão!
Assine nossa newsletter para receber nossos artigos logo que eles forem publicados.
E agora?
Agora é revisar os comportamentos online, é ter mais cuidado com os conteúdos que se gera ou compartilha.
Por que estou escrevendo este texto? Porque mesmo defendendo estes ideais eu mesmo caí em um armadilha recentemente.
Tenha certeza que este texto servirá de reflexão inclusive para mim, tenho uma missão muito clara de disseminar conhecimento bom, que possa promover crescimento para as pessoas. Quem é meu amigo nas Redes Sociais sabe disso…