Sua plataforma de marca performando com propósito

Aprenda a combinar sua marca com uma causa, onde propósito e valor vêm antes dos lucros

 

 

Antes de falar sobre plataforma de marca, precisamos entender esse cenário. Estamos diante de grandes transformações e de novos hábitos de consumo. Isso tem provocado mudanças em todos os setores, que buscam se posicionar ao novo momento do consumidor. Ele está mais conectado e atento à proposta das organizações em relação ao seu papel no mercado ou na sociedade. 

Organizações precisam acompanhar a tendência indicada pelo comportamento do consumidor e as nuances da nova economia. É preciso atuar de maneira mais ampla, porque aquilo que antes era reduzido a gerar empregos ou impulsionar a economia hoje é bem mais complexo. Há uma exigência maior de que as empresas tenham reputação e contribuam por meio do seu propósito e essência.

Nossas empresas serão reconhecidas pelo tamanho dos problemas que resolvemos, das transformações que provocamos e das experiências que proporcionamos. Sendo assim, nossa comunicação precisa ser relevante e percebida pelas pessoas. Falar menos dos nossos produtos e serviços e passar a falar das emoções e mudanças que proporcionamos na vida delas.

Segundo Simon Sinek, que desenvolveu uma técnica, o Golden Circle (círculo dourado) para ajudar a sua equipe a comunicar com mais relevância e obter sucesso nas vendas ou gerar embaixadores da sua marca, identificou um padrão no modo de comunicar utilizado por grandes líderes e corporações. O círculo dourado é dividido em três camadas.

Confira na figura abaixo:  

A camada central do círculo dourado é “why” (por que), a intermediária é o “how” (como) e a mais periférica é “what” (o que). Isso é: para obter sucesso é preciso ir além da primeira camada, ou seja, é preciso saber além do “o que” você faz. Quando exploramos mais a fundo o círculo dourado, é possível entender qual o segredo do sucesso de algumas empresas e pessoas.

“As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz. E o que você faz serve apenas como prova do que você acredita.” Simon Sinek

Por isso, vamos entender como aplicar esse conceito na comunicação e vendas e conquistar melhores resultados a partir da construção de uma plataforma de marca e propósito.

Por meio do conhecimento dos conceitos do branding e das ferramentas para a construção de uma plataforma de marca, conseguimos definir o seu posicionamento, missão, visão e valores, dentre outros itens, como o propósito transformador massivo, que tem como princípio engajar as pessoas em torno do seu futuro.

Podem ser propostas ações ligadas à administração das marcas, tomadas com conhecimento e competência. Levando-as além da sua natureza econômica, fazendo com que se tornem parte da cultura, influenciando e impactando vidas.

Processo de Branding e construção da plataforma de marca

Branding ou gestão da marca não é uma atividade ou um projeto, é uma nova postura empresarial e uma questão de sobrevivência. O Processo de Branding e construção da plataforma de marca visa, além de ações estratégicas, o estabelecimento da conexão emocional entre a marca e esses diversos públicos, agregando valor ao negócio.

O aspecto principal do branding é a consciência, por parte dos gestores, de que os clientes não percebem a marca apenas como um logotipo. Mas como um identificador sintético da totalidade de experiências com o consumo de um produto ou serviço. Assim sendo, a gestão de uma marca é uma tarefa complexa que consiste no planejamento, execução e controle dos diversos aspectos da experiência.

Branding é um processo de construção da marca e gestão dos pontos de contato com seus públicos estratégicos. Tudo isso para que o potencial consumidor perceba a marca como a única solução para o que ele busca.

Construir uma marca ou uma organização do ponto de vista estratégico engloba a definição da missão, visão e valor em busca de um propósito que encante.

O que definir para construir sua plataforma de marca?

Para a construção de uma marca com propósito precisamos definir:

  • POSICIONAMENTO:

    uma ação de diferenciação de uma empresa, produto, marca ou serviço por meio de atributos reais ou simbólicos. Que a empresa irá tomar para se diferenciar do concorrente e ser percebida pelos consumidores positivamente. Podemos definir seu posicionamento por meio de algumas perguntas:

  • O que: o único da categoria
  • Como: que se diferencia pelas características e atributos
  • Quem: para o nicho especifico
  • Onde: localização (geografia de mercado)
  • Por que: o que desejam, precisam e querem (estado de necessidade)
  • Quando: durante (tendência subjacente)
  • PROPÓSITO TRANSFORMADOR MASSIVO:

    engajar as pessoas em torno do futuro com discurso autêntico, capaz de inspirar a todos por um propósito que encante. Pensar grande com ousadia é se atrever a “sonhar grande”. Propósito Transformador Massivoé tão inspirador que forma uma comunidade de fãs e seguidores ao redor da organização.

  • VISÃO:

    descreve as aspirações para o futuro. As visões com mais efeito são aquelas que criam inspiração e esta inspiração é normalmente querer mais, maior e melhor.

  • MISSÃO:

    a visão torna-se tangível com a definição da missão. Esta reflete aquilo que um líder pensa sobre a razão de ser da marca.

  • VALORES E ATRIBUTOS:

    conceitos que a empresa considera fundamentais ao conduzir suas atividades. Geralmente identificados na pesquisa/diagnóstico e podem ser valores desejados pela empresa, necessidades atendidas ou soluções para um problema.

  • TAGLINE:

    é uma variação de um slogan e marca. Geralmente é utilizado em materiais e anúncios. Em português, podemos dizer que a tagline é o mote da marca. Ela é a ideia por trás do conceito é criar uma frase marcante que será uma referência para a marca. Deve ser: Curto, diferenciado de seus concorrentes, único, deve sintetizar a essência e o posicionamento da marca, fácil de dizer e lembrar, não deve ter qualquer conotação negativa, tipicamente representado em texto pequeno, deve ser protegido e registrado e evocar responsabilidade emocional.

  • TRUELINE:

    é uma linha de posicionamento interno, é aquele fato verdadeiro que pode ser dito sobre a marca, com base na declaração de único.

  • TOM DE VOZ:

    é a linha de comunicação verbal de uma empresa, seu tom de voz. O objetivo é definir qual a tônica da comunicação verbal (em especial da redação), para que sua empresa possa, a todo momento, comunicar-se em seu mercado de forma alinhada, fortalecendo o seu posicionamento. O tom de voz é utilizado para orientar o trabalho de produção de conteúdo para o site ou a redação de anúncios da empresa, mas também pode ser usado para definir modelos de resposta por e-mail e padrões de atendimento. 

  • EXPERIÊNCIA DE MARCA:

    quais são as experiências que vocês querem proporcionar ao mercado consumidor? Em um mundo que todo produto ou serviço se transforma em commodity instantaneamente após seu lançamento, ou seja, a decisão de compra é sempre pelo preço, preço, preço… a experiência da marca é o desafio na tentativa de conquistar a fidelidade e construir uma plataforma de marca.

Dois fatores devem ser considerados para o sucesso dessa tarefa:

  • A consistência no trato com o cliente
  • Coerência na comunicação que deve reforçar, repetidamente, o posicionamento da empresa, seus valores e os atributos da sua marca. Todos os “pontos de contato” com o cliente devem ser mapeados e monitorados para garantir a previsibilidade na transação comercial em todas as suas fases: “O diabo mora nos detalhes”.

“Para se ter um projeto e marca que promova experiência, toque a alma”

O mundo já está cheio de ideias, produtos e serviços, mas qual tem propósito?

Marcos Batista

Apresentador Inova360 da Record News, Palestrante, Professor, Consultor e Empreendedor

Inovação | Design | Empreendedorismo | Startup