Transformação Digital é uma Onda?

Será que a Transformação Digital é a nova onda? Somente mais uma moda que logo passará? Vamos começar a discutir isso neste pequeno artigo. Venha conosco.

Transformação Digital é: Mais um termo chique do momento? Uma moda de logo vai passar? Ou uma nova forma de enxergar as demandas de uma Mudança de Era? Vamos te ajudar a responder estas questões neste pequeno artigo.

 

A onda da Transformação Digital

E lá vem a Mídia (seja ela digital ou off-line), Especialistas e Gurus falando sobre mais uma novidade! Agora é a vez da Transformação Digital…

Quando um assunto começa a ser falado demais, de imediato percebemos dois movimentos: A adesão ou a contestação. Não seria diferente com a Transformação Digital.

As pessoas podem aderir à um movimento por entender a sua utilidade ou simplesmente pela necessidade de seguir a “Onda do Momento”, a modinha que todos estão falando.

É justamente por isso que a contestação aparece tão forte, principalmente alimentando os famosos “Haters”, prontos a odiar tudo aquilo que não compreendem e alguns aquilo que realmente não concordam.

Então, o que vim fazer neste texto? Dar alguns esclarecimentos e opiniões para que você surfe nesta onda pelos motivos corretos ou faça a contestação por realmente não concordar. Conhecimento é sempre a solução para os problemas, certo?

Subutilização de Softwares e Sistemas

Sistema de Gestão Empresarial que mais atrapalha do que ajuda no dia a dia; CRM (Sistema de relacionamento com clientes) que burocratizam as vendas tirando tempo dos vendedores; Instalação do Pacote Office Profissional para alguém que só faz pequenos textos no Word e Planilhas simples no Excel; Todos nós já vimos ou passamos por situações como estas, certo?

O fim da subutilização ou destinação correta de soluções em software é uma das ocupações da Transformação Digital. Ela entende que sistemas de informação devem ser carregados de funcionalidades realmente empregáveis para a produtividade do dia a dia das organizações.

Trabalho com Tecnologia da Informação desde o início dos anos 1990 e presenciei (infelizmente) em diversas ocasiões o desenvolvimento ou implantação de sistemas que nada tinham a ver com a real necessidade dos usuários, que somente tentavam automatizar processos ruins e que não ofereciam conhecimento relevante para a gestão das corporações. Sobre esta última questão falamos mais no próximo item.

O conhecimento por trás dos dados

A quantidade de dados gerados por todos os sistemas de informação disponíveis no mundo cresce de forma exponencial. Nunca na história do mundo geramos tantos dados como geramos hoje, mas: Será que com estes dados estamos gerando conhecimento?

Precisamos dar um basta na prática de investir muita energia buscando uma informação, tanta energia que, quando a encontramos, não temos mais tempo de realmente analisar para chegar à um resultado. Chega de fazer relatórios que não explicam nada…

 

A Transformação Digital cuida centralmente desta questão. Para isso, suas práticas centralizam dados, reúnem informações, permitem o processamento em massa destes resultados, bem como a análise otimizada para que se possa chegar ao conhecimento a partir dos dados.

Esta prática é fundamental nos nossos negócios e nas nossas vidas, pois, precisamos mais do que nunca analisar de forma rápida e simples o nosso passado/presente para chegarmos em decisões que criarão o nosso futuro.

A Inteligência que os humanos deverão ter

A Inteligência Artificial é uma outra coluna da Transformação Digital. O anúncio da Inteligência Artificial, que irá acabar com milhões de empregos e com dezenas de profissões, mais parece o anúncio do Apocalipse, certo? Mas, como fugir deste acontecimento terrível?

Nós humanos precisaremos desenvolver novas habilidades e capacidades. O trabalho braçal realmente será cada vez mais raro, o trabalho mecânico repetitivo também. Então quais são as novas capacidades que o ser humano deverá desenvolver?

Em palestras que ministro normalmente falo de 7, mas aqui vou destacar somente duas:

  • Autoconhecimento – Não será mais possível trabalhar longe das suas habilidades ou talentos. Conhecer seu perfil de comportamento e as capacidades que tem a desenvolver será fundamental para encontrar atividade ou profissão onde realmente faça a diferença para você e para o mundo. O bolso também vai agradecer por isso;
  • Curiosidade extrema – Será necessário conhecer muito! Muito de quase tudo! De tudo que você puder!!! Será necessário perceber mais sobre o mundo que nos cerca e refletir sobre como podemos ser melhores neste mundo, sermos diferentes. A curiosidade que antes era coisa de “criança mal educada”, volta com força total.

Transformação Digital exigirá mudança de…

 

…MINDSET!!! Isso mesmo! Mudança de Mindset! Olha ele aqui novamente.

Há muitos anos que profissionais de todos os segmentos e em corporações de diversos portes falam da necessidade de desenvolvermos novas formas de pensar sobre o mundo e sobre a nessa existência nele. A Transformação Digital (também) depende desta questão.

Se isto é inevitável, que comecemos agora, certo? Desejo que este texto tenha colocado um pouco mais de luz sobre o tema Transformação Digital e que você se incentive a inserir práticas dela na sua vida e nos seus negócios.

Até a próxima

Hugo Santos (@hugopalestrando)