Um olhar a partir das mudanças do mundo VUCA

 

Como nos posicionar frente às grandes e rápidas transformações de um mundo VUCA: Vulnerável, Imprevisível, Complexo e Ambíguo?

Vivemos uma mudança de era e de paradigma, do modelo industrial para um novo, exponencial. Baseado no conhecimento, informação, criatividade e nossa existência.

Nos meus artigos sempre abordo com intensidade o que é fundamental e indispensável para que a INOVAÇÃO aconteça de fato. E quais os novos caminhos para que as organizações, gestores e empreendedores percebam logo a mudança em curso. E adaptem o pensamento linear aprendido e executado na era industrial com as conexões do modelo de pensamento exponencial da era digital. Recentemente publiquei aqui um outro artigo falando justamente sobre isso.

Devemos refletir e promover uma leitura do mundo contemporâneo sobre o que está em transformação, o que está em ruptura e quais seriam as novas perspectivas de trabalho, produtos, serviços e consumo.

Experiência sobre o mundo VUCA

Diante da minha jornada pelo mundo e experiências vividas em diversos setores, observo com mais velocidade as novas demandas da sociedade. E a criação de novos postos de trabalho, sendo que nem todos estão diretamente ligados à tecnologia.

As empresas precisam ajustar seu radar para essas novas demandas e absorver novos conhecimentos. Além de capacitar e provocar em seus colaboradores a busca por novas habilidades e competências. Que a partir da evolução da tecnologia proporcionam novos hábitos e comportamentos. Óbvio que não será necessário que todos saibam como tudo isso funciona, mas será um pré-requisito primordial adquirir a mentalidade de querer ser amigo dessas mudanças e aprender de maneira contínua nesse mundo VUCA.

Coloco aqui algumas características indispensáveis para nossa adaptação num ambiente de negócios volátil, incerto, complexo e ambíguo. E como uma organização se posiciona para atender as novas demandas de produtos e serviços com relevância. E principalmente na entrega de valores que sejam percebidos pelo consumidor.  

Mundo VUCA

Mindset empreendedor VUCA

Adote tecnologias exponenciais: Todos os dias, o mercado de trabalho e os modelos de negócios passam por processos de transformações. Assim como a sociedade de modo geral, o meio corporativo e as tarefas do dia a dia são impactados pelo alto e rápido desenvolvimento da tecnologia.

Compreender e adotar as tecnologias exponenciais, como Inteligência artificial, Internet das coisas, realidade virtual e aumentada, big data, impressão 3D entre outras, nos permite proporcionar velocidade, ganhar efeito escala e novo mercado. Conseguir aliar a Inteligência Artificial com a Humana e definir que descobrir o COMO otimizar é um problema das Ciências da Computação e descobrir O QUE e POR QUE otimizar não é, eis aí o grande passo para uma empresa inovadora.

Propósito empreendedor: Se não há respostas e explicações precisas e específicas para essa dinâmica e tomar decisões num contexto VUCA é um ato de coragem e, por que não falar de fé, o caminho é criar um ambiente favorável ao compartilhamento para a geração de novos conhecimentos, ou seja, o aprendizado coletivo?

Ter um propósito e um posicionamento claro sobre a sua causa e qual problema você resolve é essencial para engajar seus colaboradores e usuários. Além disso, é importante a transparência e autenticidade com um desenvolvimento contínuo de processos integrados, que possibilitem ao máximo a formação de uma cultura organizacional que tenha convergência com o propósito da empresa, sua visão, missão e valores devem engajar as pessoas em torno do seu futuro e principalmente gerando resultados com base em ativos intangíveis.

 

Outras características importantes do mundo VUCA

Novas habilidades: Multidisciplinariedade para lidar com a complexidade, todas essas mudanças proporcionam novos problemas que na maioria das vezes são problemas mal definidos e quanto mais ampla a visão, maior a probabilidade de encontrar soluções desejáveis, possíveis, viáveis e relevantes.

Nesse sentido, é fundamental ter frio na barriga e obter desafios que gerem a curiosidade de estudar diferentes assuntos, de áreas de conhecimento distintas. Com equipes multidisciplinares, os estímulos gerados colidem com vários pontos de vista e geram conexões que tendem a obter mais resultados relevantes perante o mundo VUCA. O desafio é aprender a lidar com as diferenças.

Leia também: O valor do Design Thinking para os negócios

Resiliência e o fracasso

Resiliência e flexibilidade: Se as mudanças são inevitáveis, voláteis e cheio de incertezas é preciso resiliência para lidar com essa situação. A capacidade de manter-se em pé diante desse tsunami de mudanças e ainda ter forças para se adaptar ao novo cenário não é uma habilidade natural para todos que empreendem.

Resiliência não é uma opção num mundo volátil e incerto, é preciso reforçar a sua autoestima e colocar amor acima de tudo, fazer o seu melhor diante dos acontecimentos. O futuro é líquido “as relações escorrem pelo vão dos dedos”, assim são as nossas certezas. Ser flexível perante esse futuro é uma competência essencial para o aprendizado e adaptação. Devemos abrir nossa cabeça, aceitar e compreender que existem inúmeras formas de resolver o mesmo problema.

Fracasso como amigo e professor: O aprendizado vem da ação e, por isso, é importante estar aberto a cometer erros. Há uma expectativa nas organizações de que devemos nos esforçar ao máximo para alcançar a perfeição e a meta desejada, de que não podemos cometer erros e devemos ser modelos perfeitos. Esse tipo de expectativa dificulta assumir riscos e limita as possibilidades de criar mudanças mais radicais. Utilizar os conceitos do Design Thinking como exemplo permite aprender fazendo, decidindo rápido, errando rápido e aprendendo rápido. A diferença agora é que, mais prudente que planejar cenários de longo prazo é ter agilidade na capacidade de experimentar respostas às perguntas geradas pelas demandas do ambiente.

Mindset Consumidor VUCA

Eu quero já: O consumidor quer a velocidade, a economia do tempo e a garantia de prazer imediato. O avanço tecnológico por meio do 5G, Big Data, Inteligência Artificial entre outras tecnologias proporcionaram essa agilidade, e a medida que os consumidores passem a contar com essa eficiência e velocidade de informação na tomada de decisão, começam a cobrar o mesmo nível de excelência para todas as empresas e setores, independentemente de seu tamanho. Essa é uma tendência que pode representar problemas para muitas empresas de pequeno porte ou então uma oportunidade fantástica para sonharem grande e crescer.

Experiência única: Devemos propor para as organizações que se pense primeiro na diferença que os novos produtos e serviços farão na vida das pessoas ao invés de fazer mais um lançamento, consumidores começam a dar preferências aos produtos mais simples, serviços mais convenientes e nos últimos anos presenciamos um crescimento de pessoas que buscam experiências autênticas, diferentes e que representem sua individualidade, por meio de produtos artesanais, locais e básicos.

Outros pontos importantes:

Consumidor consciente: Muitas pessoas já não compram mais o que você faz, elas compram o por que você faz. E o que você faz serve apenas como prova do que você acredita, ou seja, seu propósito e valores antes do lucro. Diante dessa evolução da consciência do ser humano relativo ao consumo, potencializa se as preocupações com o planeta, saúde, animais e problemas sociais. Por isso, a expressão “negócio responsável” mudou drasticamente na última década. Ser responsável não é mais um diferencial, mas item obrigatório de qualquer empresa que deseje se manter no mercado.

Somos experts: O consumo se tornou tema de discussões públicas e coletivas. E como cliente nunca tivemos tanta razão nesse mundo digital e de mídias sociais. Exigimos bom custo-benefício nas compras e usamos as redes sociais e grupos de interesse como movimentos de ódio. E se possível muito barulho sempre que nos sentimos vítimas de experiências negativas de consumo. Assim como contamos com a experiência de outros usuários  para garantir mais segurança diante de tantas opções. Consumidores se sentem mais empoderados. Para as empresas, este é um cenário muito delicado: Cliente empoderado cuja experiência de compra foi boa se torna um embaixador ambulante de boas indicações. Porém, se ele vivenciou problemas é crise nas redes sociais.

Pensamento sustentável

Movidos pelo bem do planeta: As novas gerações têm aversão e não querem nem ouvir falar de plástico. E essa intolerância só piora a cada vídeo e depoimentos de ambientalistas postados nas redes sociais. Falando sobre sacos de lixo, canudinhos e embalagens jogadas no mar. Sendo o principal vilão e a principal causa de morte dos animais marinhos e da poluição no planeta. Partindo desse princípio, vamos presenciar cada vez mais a ação reversa. E partirá das empresas, a substituição do plástico por produtos biodegradáveis. A cada dia, marcas do mundo inteiro se engajam na missão de tornar suas embalagens reutilizáveis, recicláveis e recicladas. Adotando o conceito da economia circular e se possível 100% livre de resíduo plástico. “O que faz bem ao planeta faz bem a sua empresa também” 

Vamos conversar sobre isso?

Você deve ter lido mais sobre meus artigos aqui no Blog da nossa empresa, a Palestras e Conteúdo, certo? O que acha de realizarmos uma conversa com seu time sobre este assunto em um evento? Faça contato conosco!

Marcos Batista

Apresentador Inova360 da Record News, Palestrante, Professor, Consultor e Empreendedor

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