INOVAR PARA CONSTRUIR UM PROPÓSITO QUE ENCANTA
Já vivemos em um novo mundo, aquele que aprendemos e crescemos está falido, porém, muitos de nós ainda permanecem presos aos caprichos e preferências do passado e quando estamos na coexistência destes dois mundos é gerado um desconforto, medo e incertezas.
Hoje, temos bilhões de pessoas conectadas no planeta e o digital já é realidade. Organizações e instituições já falam de inovação, as empresas debatem a Indústria 4.0 e as tecnologias exponenciais. Futuristas e pesquisadores de tendências estudam cenários possíveis e prováveis e os empreendedores/profissionais tentam descobrir como e por onde dar início à sua própria reinvenção.
O conhecimento tradicional se tornou obsoleto (que já é o maior medo das gerações passadas), a resistência vem sendo vencida pela necessidade de aprendizagem diária e os novos assuntos ocupam cada vez mais espaço na mídia e encontros de negócios.
As transformações nos negócios
O que está acontecendo com nosso mundo, com os negócios, com o mercado e com as profissões? Que país queremos no futuro próximo e que mundo desejamos a partir de agora?
Consumidores e organizações estão em busca de um propósito que encante. O mundo dos negócios está mudando com uma velocidade incrível, existe um novo momento do consumidor, ele está mais atento à proposta da organização em relação ao seu papel no mercado ou sociedade.
Organizações devem atuar de forma mais ampla, e além do impacto positivo econômico precisam proporcionar impactos culturais, sociais, ambientais e dar significado ao que se produz.
Negócios movidos por este objetivo maior, alcançam um desempenho muito superior àqueles que se preocupam apenas com o lucro dos acionistas, e ainda atraem os melhores talentos e o respeito das pessoas.
Desde sempre as empresas estão acostumadas a escrever algo que as norteiem e montam frases e estratégias para a missão (as metas de negócio) e valores (a forma como as metas devem ser alcançadas) e ficam penduradas em quadros emoldurados nos escritórios e ambientes da fábrica. Atualmente empresas buscam por um propósito que atenda as demandas da sociedade de maneira mais ampla, isso justifica a razão de existência de uma empresa.
Negócios que possuem um propósito que encanta
Para construir um negócio que encanta, não devemos apenas pensar na visão, missão e valor, é necessário ter propósito e essência.
Entenda que seu negócio será conhecido pelo tamanho:
• Das diferenças que faz na vida das pessoas;
• Dos problemas que resolve;
• Das transformações que provoca;
• Dos valores que entrega;
• Das experiências que proporciona;
Podemos dizer que esse é o novo briefing para a empresa que procura por um propósito que encante, a cultura de uma organização deve ir além das inovações por soluções e ela precisa começar a praticar mais inovações por significados.
Inovar em significado – “Na maioria das vezes não temos que melhorar como as coisas são e sim mudar a razão pela qual precisamos dessas coisas.”
A Inovação é a pura busca por propósito
A necessidade de inovar é urgente e vencer a resistência, é vital para a empresa, mas antes de ter inovação a organização precisa ser inovação. Trabalhar e inserir uma cultura de inovação passa pela mudança do Mindset dos empresários.
É preciso estar com a cabeça aberta, se interessar pelo novo e passar a duvidar das suas preferências e métodos utilizados. Engajar os colaboradores pelo propósito da empresa.
Inovar significa colocar ideias novas em ação, podemos revolucionar em soluções tecnológicas, em produtos e serviços, processos, modelo de negócio e mercado, mas também em significados.
Na maioria das vezes é preciso desafiar a lógica dominante de fazer as coisas certas e melhores para proporcionar mais significados para as pessoas, a razão pela qual elas necessitam daquela coisa. Quase sempre a tecnologia e uma boa estrutura são investimentos caros, mas criatividade é barata e para todos.
A dica é: estabeleça conexões entre os departamentos que pensam e os que fazem. O design pode ser o elo entre a inteligência e planejamento com a operação e execução, colocando o usuário no centro do desafio, e por meio da empatia levar em conta os fatores humanos, nossos desejos e nossa imperfeição, conectá-los com mais afeto.
A Cultura de Design encontrando novo propósito
Essa cultura do design mescla de forma fluída as intenções dos nossos CEO´s com o conhecimento e a experiência dos funcionários e usuários. A partir deste alinhamento as evidências sobre os problemas e oportunidades ficarão mais visíveis.
Assim, conseguiremos administrar melhor a cultura organizacional existente em torno do nosso propósito, das nossas promessas afetivas e das nossas utilidades. Por meio da autenticidade deste processo atrairemos nossos colaboradores para mais perto dos nossos valores e das nossas causas.
Marcos Batista
Designer, palestrante e professor – Sócio da empresa Palestras & Conteúdo