Um propósito que encanta ajudará seus negócios?

Me dê um único motivo, se você ou seu negócio desaparecesse hoje que falta você faria ao mundo? Se não tem a resposta na ponta da língua, está na hora de repensar o seu propósito, porque essa será a grande chave da sobrevivência no século 21. 

INOVAR PARA CONSTRUIR UM PROPÓSITO QUE ENCANTA

Já vivemos em um novo mundo, aquele que aprendemos e crescemos está falido, porém, muitos de nós ainda permanecem presos aos caprichos e preferências do passado e quando estamos na coexistência destes dois mundos é gerado um desconforto, medo e incertezas.

Hoje, temos bilhões de pessoas conectadas no planeta e o digital já é realidade. Organizações e instituições já falam de inovação, as empresas debatem a Indústria 4.0 e as tecnologias exponenciais. Futuristas e pesquisadores de tendências estudam cenários possíveis e prováveis e os empreendedores/profissionais tentam descobrir como e por onde dar início à sua própria reinvenção.

O conhecimento tradicional se tornou obsoleto (que já é o maior medo das gerações passadas), a resistência vem sendo vencida pela necessidade de aprendizagem diária e os novos assuntos ocupam cada vez mais espaço na mídia e encontros de negócios.

 

As transformações nos negócios

O que está acontecendo com nosso mundo, com os negócios, com o mercado e com as profissões? Que país queremos no futuro próximo e que mundo desejamos a partir de agora?

Consumidores e organizações estão em busca de um propósito que encante. O mundo dos negócios está mudando com uma velocidade incrível, existe um novo momento do consumidor, ele está mais atento à proposta da organização em relação ao seu papel no mercado ou sociedade.

 

Organizações devem atuar de forma mais ampla, e além do impacto positivo econômico precisam proporcionar impactos culturais, sociais, ambientais e dar significado ao que se produz.

Negócios movidos por este objetivo maior, alcançam um desempenho muito superior àqueles que se preocupam apenas com o lucro dos acionistas, e ainda atraem os melhores talentos e o respeito das pessoas.

Desde sempre as empresas estão acostumadas a escrever algo que as norteiem e montam frases e estratégias para a missão (as metas de negócio) e valores (a forma como as metas devem ser alcançadas) e ficam penduradas em quadros emoldurados nos escritórios e ambientes da fábrica. Atualmente empresas buscam por um propósito que atenda as demandas da sociedade de maneira mais ampla, isso justifica a razão de existência de uma empresa.

Negócios que possuem um propósito que encanta

Para construir um negócio que encanta, não devemos apenas pensar na visão, missão e valor, é necessário ter propósito e essência.

Entenda que seu negócio será conhecido pelo tamanho:

Das diferenças que faz na vida das pessoas;

Dos problemas que resolve;

Das transformações que provoca;

Dos valores que entrega;

Das experiências que proporciona;

Podemos dizer que esse é o novo briefing para a empresa que procura por um propósito que encante, a cultura de uma organização deve ir além das inovações por soluções e ela precisa começar a praticar mais inovações por significados.

Inovar em significado – “Na maioria das vezes não temos que melhorar como as coisas são e sim mudar a razão pela qual precisamos dessas coisas.”

A Inovação é a pura busca por propósito

A necessidade de inovar é urgente e vencer a resistência, é vital para a empresa, mas antes de ter inovação a organização precisa ser inovação. Trabalhar e inserir uma cultura de inovação passa pela mudança do Mindset dos empresários.

É preciso estar com a cabeça aberta, se interessar pelo novo e passar a duvidar das suas preferências e métodos utilizados. Engajar os colaboradores pelo propósito da empresa.

Inovar significa colocar ideias novas em ação, podemos revolucionar em soluções tecnológicas, em produtos e serviços, processos, modelo de negócio e mercado, mas também em significados.

Na maioria das vezes é preciso desafiar a lógica dominante de fazer as coisas certas e melhores para proporcionar mais significados para as pessoas, a razão pela qual elas necessitam daquela coisa. Quase sempre a tecnologia e uma boa estrutura são investimentos caros, mas criatividade é barata e para todos.

A dica é: estabeleça conexões entre os departamentos que pensam e os que fazem. O design pode ser o elo entre a inteligência e planejamento com a operação e execução, colocando o usuário no centro do desafio, e por meio da empatia levar em conta os fatores humanos, nossos desejos e nossa imperfeição, conectá-los com mais afeto.

A Cultura de Design encontrando novo propósito

Essa cultura do design mescla de forma fluída as intenções dos nossos CEO´s com o conhecimento e a experiência dos funcionários e usuários. A partir deste alinhamento as evidências sobre os problemas e oportunidades ficarão mais visíveis.

Assim, conseguiremos administrar melhor a cultura organizacional existente em torno do nosso propósito, das nossas promessas afetivas e das nossas utilidades. Por meio da autenticidade deste processo atrairemos nossos colaboradores para mais perto dos nossos valores e das nossas causas.

 

Marcos Batista

Designer, palestrante e professor – Sócio da empresa Palestras & Conteúdo