Um empresário me disse uma vez: “Quero vender meus serviços para todas as empresas do mundo!”. Nem preciso dizer o quanto este camarada se decepcionou com o resultado, certo?

 

Vender para todo mundo? Isso não existe

Vamos exemplificar em uma coisa bem simples:

Esclhendo a direçãoVocê toma Coca-Cola? Talvez sim talvez não.

“Aliás, tem muita gente que não passa nem perto.”
Mas, se você toma, talvez compre em

  • garrafa de 2,5L para almoço em família;
  • em garrafa de 600ml para os dias de maior sede ou para dividir com um amigo;
  • em garrafinha na lanchonete da esquina ou;
  • em um copo com limão e gelo num lugar mais bacana.

Percebeu? Nem Coca-Cola vende para todo mundo e quando vende, faz isso de diversas formas diferentes.

 

Duas formas de olhar para a questão:

  1. Foco 300Quando sua oferta de serviço ou produto é fixa – Se você não pode ou não quer mudar características nos seus produtos e serviços, deverá procurar o publico cujo perfil de consumo esteja de acordo com o perfil de atendimento do que você vende. Faça um filtro no mercado e descubra segmentos que se alinham com você, assim poderá fazer um plano de venda e marketing focado;
  2. Quando sua experiência está localizada em um segmento de mercado – Você fez uma lista dos seus clientes e descobriu que cerca de 70% dos seus clientes estão em um mesmo segmento de mercado e/ou porte de empresa. Entenda então quais outras demandas paralelas ao que já faz você pode atender, quais são complementos de serviços que você pode oferecer ou quais parcerias de negocio o tornariam mais forte neste segmento.

 

Viu?

Entender que não existe essa coisa de vender para todo o mundo é menos preocupante do que você imaginava, certo?

O que precisa agora é formatar um plano de atendimento segmentado ao mercado e ter sucesso nas suas vendas olhando por aqueles clientes que realmente tem qualificação para comprar de você.

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