Em um debate de gente grande, especialistas falam sobre o desafio de engajar público, dar retorno de conversões em negócios e gerar conteúdo relevante para a Rede Social.

 

A Rede Social

reclama o trono do Rei!!!

 

Talvez não seja nenhuma novidade para você, mas ações na Rede Social tomaram conta da pauta de todas as agências de comunicação.

Definitivamente tão importante quando televisão, revistas, rádio e outras mídias tradicionais a Rede Social reclama a atenção devida nas empresas e marcas que precisam ser cada vez mais efetivas na sua comunicação com seu público.

 

É por isso que a Rede Social (ou um composto em várias redes) reclamam o trono do Rei (TV, revistas, rádio etc.), decididamente ela assume papel de protagonista na comunicação de marca, produtos e serviços.

Perspectivas sobre este tema foram apresentadas por um time de primeira categoria no Social Média Week SP, capítulo paulista de um evento que acontece no mundo todo.

Mídia atual, problema tradicional

Apesar da maturidade que as ações em Rede Social tomaram, alguns velhos e conhecidos problemas persistem:

  • Desalinhamento de criação com a estratégia: Marketing do cliente, criativo da agência, equipe de mídia offline e equipe de mídia online continuam sem se falar. Resultado? Ações de uma mesma campanha parecem estar sem pé nem cabeça e ainda desalinhadas com necessidades básicas do cliente;
  • Produção de conteúdo às pressas – A produção de conteúdo é o gargalo do marketing atual. manter o ritmo de produção de conteúdo para atender uma programação de posta faz com que redatores percam a mão quanto a qualidade e relevância do conteúdo. Conteúdo de bom engajamento não consegue ser constante;
  • Pouco investimento de tempo em análise de resultados – Apesar da possibilidade de medir resultados ser um dos grandes motivos de se fazer investimento em Marketing Digital, nem sempre empresas e agências conseguem dedicar o tempo necessário para a atividade. Outra questão é que as plataformas de Midia Social como o Twitter estão correndo atrás de gerar dados mais relevantes para seus anunciantes e geradores de conteúdo.

A minha pergunta chata…

Ao final da palestra foi inevitável fazer a pergunta: E então? Vamos ou não vamos conseguir dar ROI (Retorno sobre o Investimento) para o cliente, trazendo efetivamente mais e melhores oportunidades de negócios? conversão dos esforços de Marketing Digital em negócios concretos para o cliente é possível?

Causei um desconforto razoável com a pergunta e depois de algumas explicações (não muito profundas) pergunto novamente para ajudar os palestrantes: INBOUND MARKETING é uma solução? O Professor Pedro Waengertner da ESPM fala em bom tom: “Sim!!! Com certeza essa é a solução!!!”

A pergunta facilitou muito a resposta dos painelistas, sendo os principais comentários:

  • Planejar comunicação direcionada para cada público do seu interesse é um dos grandes esforços. Falar para cada segmento de clientes de acordo com desejos e necessidades deste público é um dos pontos chave;
  • Fazer um engajamento real com conteúdo de qualidade para criar credibilidade em cadas um dos segmentos com os quais deseja se relacionar. As pessoas estão dispostas a seguir quem traz algo de valor;
  • Usar a tecnologia para automatizar a comunicação pelas diversas mídias (e-mail, redes sociais, campanhas etc,), mas principalmente apurar resultados acompanhamento e tomada de decisão;
  • Investir tempo em análise, planejamento, acompanhamento e correção (o velho PDCA) ainda é um dos focos para um trabalho de mídia ser realmente eficaz.

Ufa, meu coração ficou mais tranquilo depois disso… rsrs

Em breve explicarei melhor o que é Inbound Marketing

 

Especialistas em Mídias Sociais em painel no Social Media Week SP 2015

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