Design Estratégico, um olhar para o futuro desejável da sua empresa

Entenda o que é ele como pode ser aplicado na sua organização.

 

IDEIA CENTRAL: Design estratégico opera com proposições tangíveis e intangíveis de um sistema que integra marca, produto, comunicação e serviço, com o propósito de definir a posição e relação competitiva da empresa no mercado e no ambiente social.

O design se torna estratégico quando incorpora o pensamento e as práticas de modo transversal no ambiente interno à corporação e na relação com os beneficiários, impactando diretamente no processo de inovação, notoriedade, imagem e posição da empresa no mercado em relação aos competidores.

 

Diante das recorrentes mudanças econômicas, sociais, tecnológicas e de modelos de negócios, potencializadas pela transformação digital, as organizações com seus produtos e serviços não devem apenas antecipar as mudanças, mas dirigi-las.

 

Portanto, promover inovação a partir do design como estratégia exige visão ampla e profunda sobre as forças que afetam as necessidades, expectativas e desejo dos consumidores e usuários, além de conhecimentos e conceitos do design e do sistema de métodos de gestão e projeto existentes.

 

 

Design Estratégico para um mundo V.U.C.A

Quanto mais pisamos no mundo denominado V.U.C.A (Vulnerável, Imprevisível, Complexo e Ambíguo) e as influências desse mundo que interferem diretamente no comportamento do consumidor, mais a estratégia da empresa depende da sua “capacidade de resposta”, ou seja, sua habilidade de fazer as melhores perguntas, lidar com a dinâmica de mudança, falta de previsibilidade e principalmente com os erros de leitura para adaptar ou inovar em negócios com produtos e combiná-los com serviços relevantes e pertinentes para o mercado.

Diante desse contexto se estabelecem processos de integração do sistema de design na articulação com a estratégia da empresa, bem como dupla interação entre os interlocutores do ambiente interno e externo. Logo, esse conceito eficiente, intuitivo e criativo representa o design estratégico

 Intervir em termos de design estratégico significa prioritariamente:

  • Contribuir para a “patrimonialização” do conhecimento do design;
  • Contribuir para o processo econômico das empresas;
  • Contribuir para o desenvolvimento da cultura do “Sistema de Design”;
  • Contribuir para elevar a competitividade e notoriedade das empresas no futuro;
  • Contribuir para a melhoria da gestão e redução de custos;
  • Contribuir para o potencial de diferenciação e capacidade de inovação.

Aplicar o design estratégico é importante para as empresas que precisam estar orientadas ao futuro e a nova economia, também, para aquelas mais profundamente 

interessadas na inserção de uma cultura de inovação. Está associado à capacidade da empresa compreender, interpretar e visualizar aspectos concretos e abstratos do mercado, bem como a representação de cenários futuros, a decodificação de tendências e mudanças socioculturais, a capacidade de integrar diversas formas de conhecimento e a reflexão e formulação de diretrizes para a solução de problemas complexos.

Design estratégico atua de forma gerencial e projetiva de longo alcance, orientada para os objetivos e propósito da empresa, apoiada na compreensão, análise e interpretação dos fatores que condicionam o ambiente interno e externo. Conectando realidade e futuro.

Conectando tempos de um mundo em transformação

Conectar realidade e futuro exige uma prática de conhecer o cenário atual, identificar as oportunidades, a realidade de como sua empresa está inserida no mercado e como é reconhecida pelo público, além de construir cenários a partir do propósito transformador massivo (como encantar e engajar pessoas sobre o futuro) e as tendências que podem afetar o negócio. A partir do alinhamento de realidade e futuro, o design estratégico entrega diretrizes que orientam a organização na tomada de decisão.

 

CENÁRIO ATUAL

EMPRESA: Propósito, valores, marca, produtos, serviços, estratégias, objetivos, etc.

PESSOAS: Dores e necessidades, comportamento, nicho, expectativas, desejos, etc.

MERCADO: Concorrência, modelo de negócios, oportunidades, problemas, etc.

 

CENÁRIO FUTURO

NEGÓCIOS: Novos modelos de negócios da era digital, organizações exponenciais, etc.

TENDÊNCIAS: Econômicas, sociais, culturais e ambientais.

FUTUROS: Possíveis, Prováveis e Desejáveis.

 

Mapa: Futuro e realidade agora não estão mais separados

“mais importante do que idealizar o futuro é trazê-lo ao presente por meio de experimentações”

– Onde você e o seu negócio estão posicionados? – Passado, presente ou futuro?

“Uns acreditam que as mudanças são motivadas por fatores externos. Para estas pessoas, o futuro é algo possível (é evidente que algo vai acontecer); ou futuro provável (talvez aconteça e é marcado pela incerteza). Mas existe um terceiro futuro, o desejável, um espaço inexplorado, e com criatividade, técnicas e empreendedorismo podemos moldá-lo com ideias, conceitos e realidades. ”

Referência, Revista Harvard Business Review Brasil, setembro 2015

CAMPO COGNITIVO DO DESIGN ESTRATÉGICO

Gráfico, Harvard Business Review, setembro 2015 pág.67

O campo do design estratégico a partir do futuro aplicado como cultura e estratégia de desenvolvimento de um negócio, produto ou serviço estabelece as condições favoráveis aos processos de inovação a fim de tornar eficaz e relevante as soluções sugeridas. Descreve a posição da empresa no mercado e amplia a visão de futuro, selecionando os produtos/serviços que oferecem melhor condição competitiva diante do seu tempo.

Um time pronto para falar sobre tudo isso com você

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Marcos Batista

Apresentador Inova360 da Record News, Palestrante, Professor, Consultor e Empreendedor

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