O Marketing Digital ficou velho! E agora?

Marketing Digital continua como era antigamente? Claro que não! Mas, parece um absurdo falar de algo tão novo usando “antigamente”, certo? Nem tanto, as transformações do mundo em que vivemos forçam o Marketing Digital a ir para um novo patamar…

O Marketing Digital está velho…

Por mais incrível que pareça podemos dizer que o Marketing Digital “tradicional” já devia ter sido enterrado por empresas, profissionais e agências de marketing. A velha mania de (somente) “gerenciar as redes sociais” ou “aumentar sua presença digital” ficou velha e chegou ao final da vida sem entregar resultados. Infelizmente fica dizendo “no meu tempo, tudo era mais fácil”… que saudosismo…

Boa parte da sua sobrevida foi (ou é) a insistência dos profissionais que atuam em Marketing Digital (sejam clientes ou fornecedores) em achar que essas práticas antigas já bastam e que não é necessário elevar o nível do marketing feito pelas suas empresas. Esse é um grande engano!!!

Esse engano leva a diversos empresários e empreendedores (nossos queridos clientes) a dizer o tempo inteiro que “Marketing Digital não funciona” ou “Já tentamos fazer isso aqui, mas não tivemos resultado”. Quem já ouviu questões como esta levante a mão…

Então é o seguinte: Continue lendo esse artigo se você quer, como eu, mudar esta situação. Vamos nessa???

Empresários precisam investir no futuro

Para começar eu falei “investir no futuro” e não apostar no futuro. Marketing Digital não é uma questão de aposta ou de custo, mas sim uma questão de investimento. É claro que experiências ruins anteriores levam os empresários categorizarem o Marketing Digital como custo.

Se o marketing da sua empresa é somente custo, provavelmente está desperdiçando recursos financeiros e humanos. Ao contrário disso, se você e sua empresa investem em Marketing Digital, partimos da premissa que estão tendo retorno com ele, ok?

Quais seriam então, as formas deste empresário investir no Marketing Digital:

  • Aprender mais sobre Marketing Digital – Você contratará e gerenciará melhor se souber mais sobre o porquê sua agência de marketing ou profissional interno realiza as atividades;
  • Acompanhar e aguardar tempo necessário – Marketing Digital não dá resultado em curto prazo, assim, aguardar tempo necessário para que os resultados venham é fundamental;
  • Estar disposto a experimentar novas formas de Marketing – A única forma de alcançar novos resultados é fazendo coisas novas. Ter coragem de experimentar é o caminho para chegar a novos patamares;
  • Ter métricas e metas claras para os resultados – “Tudo que você mede, aumenta de resultado”. Essa frase não é minha, mas adoro ela! Medir resultados constantemente dará a você previsibilidade que precisa;

Profissionais pressionados trazem cada vez menos resultados

Nós seres humanos vivemos nos protegendo de riscos, sempre! Esse processo é um dos mais básicos e antigos processos programados no nosso cérebro (não teríamos sobrevivido aos Mamutes sem isso… rsrs).

A questão é que assim, ficamos o tempo inteiro protegendo nossos empregos e nossos cargos, incluindo o profissional de marketing.

Pressionar por resultados é bom, mas fazer isso sem entregar novas ferramentas, aprovar novos experimentos e encorajar o erro para alcançar novos resultados fará com que profissionais de marketing (em nossas empresas ou em nossas agências) tentem fazer somente “mais do mesmo”.

Por natureza os profissionais de marketing e comunicação são arrojados, atrevidos, amantes do risco e vanguardistas de tendências, certo? Nem sempre, infelizmente.

Cabe então aos empresários, empreendedores e líderes a provocar estes profissionais, parte com cobranças, mas muito com aberturas a novas realizações.

Eu desejo um Novo Marketing Digital para você e sua família!!!

Acredite! O Ano ainda está começando, então dá tempo de iniciar questões novas, trazer práticas renovadas e alcançar novos resultados. Acelere seu processo de Marketing Digital e viva a tração de negócios que sempre quis!

Isso tudo não é mágica, mas é extremamente necessário.

Até a próxima

Hugo Santos