Todos nós fomos “jogados” a usar a comunicação online de forma muito intensa, mas será que entendemos como fazer isso e qual a diferença desta comunicação frente a todas as outras?

Comunicação online invadiu as nossas vidas: E agora?

Com certeza você percebeu o quanto a quarentena causada pela pandemia do novo Coronavírus intensificou o uso da comunicação online. Neste momento, se comunicar por ferramentas online é necessidade extrema para as relações humanas a partir do momento que precisamos realizar um grande distanciamento social.

Pessoas que nunca usaram tanto a comunicação online (ou pelo menos não tinham o hábito de utilizá-la) para a fazer longas conversas por WhatsApp (por mensagens de texto, mensagens de áudio, ligações de voz ou ligações de vídeo), Direct do Instagram ou Facebook Messenger ou conversar usando ferramentas como o Zoom, Google Meet ou Whereby. Agora, se esses não nomes estranhos para você, talvez esteja vivendo em outro mundo (rs).

comunicação online

Provavelmente estes meios de comunicação online também tomaram conta da sua agenda profissional. Principalmente se você está realizando seus trabalhos em Home Office, com certeza as “Calls” ou reuniões online estão muito mais presentes na sua vida.

No começo da quarentena achávamos que utilizar estes meios de comunicação iria nos distanciar, mas vemos agora que estamos ainda mais próximos e sendo acionados por clientes ou colegas de trabalho de forma ainda mais intensa.

Vamos desenrolar um pouco este assunto aqui, no primeiro artigo falando sobre a comunicação online e as suas diferenças frente a outros tipos de comunicação humana.

Comunicação online, gerando entendimentos ou desentendimentos

Dizer que os meios de comunicação online geram canais importantes de resolução de problemas não é somente uma opinião. Pesquisas apresentam que o WhatsApp é o canal de comunicação que mais ajuda pessoas a resolver problemas junto das empresas com as quais se relaciona.

Entregar informações ou conhecimento pelo WhatsApp ou outros “Instant Messengers” é cada vez mais frequente e necessário no mundo em que vivemos. Esta comunicação pode ser feita de forma manual ou utilizando ferramentas de automação.

De uma forma ou de outra, estamos falando de comunicação humana e simplesmente por ter um humano do outro lado da “linha”, precisamos entender que a comunicação pode se tornar muito complexa.

Uma triste estatística no nosso país aumenta ainda mais essa complexidade, pois, segundo a edição da revista Exame com o título Brasil que Aprende “72% dos jovens que saem do ensino médio no Brasil, não conseguem interpretar um texto de uma realidade diferente daquela em que eles vivem”, ou seja, nossos jovens estão presos dentro dos seus mundos e tem dificuldade em compreender situações e pessoas diferentes deles.

Assim, a comunicação escrita é um dos principais desafios para realizarmos uma comunicação online eficiente. A habilidade de interpretar um texto que recebemos em uma simples mensagem de WhatsApp (por exemplo) e, a habilidade de criar textos curtos e completos para responder estas mensagens é de grande importância tanto para relacionamentos pessoais como para relacionamentos profissionais.

Precisamos também entender que a comunicação escrita é mais “fraca” que a comunicação presencial. Claro que existe uma escala de outras formas de comunicação entre elas como as realizadas por vídeo e por voz (inclusive falo muito sobre isso na palestra online), então, precisamos entender como podemos utilizar da melhor forma cada tipo de comunicação online.

 

Profissionais precisam desenvolver esta habilidade e seu comportamento

Por estes e outros motivos, você precisa desenvolver habilidades de comunicação online! Profissionais alinhados com o mundo de transformação pelo qual estamos passando dependem destas habilidades para construir suas carreiras neste mundo cada vez mais digital.

A comunicação feita em uma “tela” é diferente de todas as outras. Grande problema está em achar que você pode se comunicar pelos canais online da mesma forma que se comunica presencialmente, este é o primeiro erro.

Dica: Assuma que você não sabe a diferença entre essas formas de comunicação e se coloque a aprender como se comunicar de forma online, isso vai te ajudar a perceber as diferenças e criar um estilo próprio de comunicação.

Como diz meu amigo Cristiano Santos em suas palestras, “a internet é uma rede de pessoas, não de computadores”, assim, antes de qualquer outra coisa a compreensão sobre comportamento humano se faz muito necessário, pois somente quando compreendo o comportamento do outro poderei entender como me comportar, poderei também adaptar minha forma de comunicação para ser mais eficiente frente ao estilo de comportamento do meu interlocutor.

Na palestra que ministrarei no Social Media Week irei trazer diferenças importantes entre as comunicações e principalmente dar 9 orientações sobre a comunicação online em relacionamentos profissionais e relacionamentos pessoais. Fico muito feliz com os feedbacks que recebo sobre como estas orientações têm ajudado as pessoas.

 

Nos preparando para um mundo cada vez mais online

Desculpa te dizer, mas NÃO TEM VOLTA. Pedir que o mundo antes da pandemia volte é uma grande perda de tempo (não se prenda à este sentimento). O que precisamos agora é compreender melhor este mundo cada vez mais digital para nos adequarmos à ele.

As ferramentas digitais somente serão melhor utilizadas quando conseguirmos aplicar o entendimento do nosso comportamento e do comportamento daqueles que estão à nossa volta, assumindo a responsabilidade por conduzir os relacionamentos, sejam eles presenciais ou online.

Se você está lendo este artigo antes de 01 de outubro, clique aqui e faça a sua inscrição para nossa palestra online sobre o tema que ministrarei no Social Media Week. Fico honrado por participar deste evento pelo terceiro ano consecutivo. Se está lendo depois, faça contato comigo para receber o link da gravação desta e de todas as outras palestras online que realizamos.

Um grande abraço e até o próximo artigo sobre a comunicação online.