Primeiros passos para o seu controle de vendas

 

Controle de Vendas é uma daquelas ações que todos os líderes comerciais buscam. Mas são poucos aqueles que conseguem ter um nível de maturidade da forma que gostariam. Nesta sequência de textos iremos tratar deste assunto em diversas vertentes e entregar materiais importantes sobre o assunto.

 

Controle de Vendas, porque você deve buscá-lo

Em tempos de Transformação Digital, vendas não poderia ficar fora da tendência da implantação de processos e sistemas que possam ajudar vendedores e gestores a aumentar seu controle de vendas.

Como dizemos em nossas palestras de transformação digital: “Transformação é a parte mais importante do contexto, pois lida com as mudanças pelas quais as pessoas estão passando com o novo mundo. Digital é ‘somente’ o meio digital que utilizam para lidar com esta transformação.”Assim, vamos falar da transformação em vendas primeiro, mas sim, amparada pelos meios digitais.

A questão é que empresas necessitam cada vez mais aumentar seu mapeamento sobre tudo o que acontece em vendas. Além de aumentar a previsibilidade para que os resultados de vendas não sejam alcançados “ao acaso”. Por isso, vamos abrir aqui nestes artigos uma sequência de informações e conhecimentos para o controle de vendas da sua empresa. 

Um controle de vendas precisa ser “sistematizado”?

Antes de sistematizado (ou utilizar um sistema informatizado), um controle de vendas precisa ser entendido pelos seus gestores. Receitas prontas de modelos de gestão nem sempre são um bom caminho. Porém, existem práticas e métricas gerais do mercado que podem ajudar muito o gestor de vendas que está iniciando seus controles.

Os famosos sistemas de Gestão de Relacionamento ou mais conhecidos como CRM (Customer Relationship Management, sua sigla em inglês), foram amados e (mais) odiados durante décadas. Mas se encontram hoje no centro do que se deve entender como auxílio aos controles de vendas. A disponibilidade de sistemas em vários modelos de contratação oferece grande possibilidade de aplicação pelas empresas.

 

Usar um CRM online é uma boa pedida?

 

Sim! Os CRM online, contratados em sistema SaaS (Software as a Service) são uma excelente pedida para empresas que querem iniciar ou melhorar seu controle de vendas com projetos objetivos, de baixo investimento e que podem retornar resultados em curto espaço de tempo.

Projetos de CRM de longa duração e investimentos pesados em consultoria de implantação ficaram no passado para a maioria das empresas. Para a extrema parte dos departamentos de vendas a necessidade está em implantar um sistema online, sem customizações. Que entregue ferramentas objetivas e que possua uma série de vídeos de educação para gestores e vendedores.

Mas para alcançar resultados importantes, o projeto de CRM irá demandar atenção da liderança de vendas, dos vendedores e da diretoria da empresa. SIM! DA DIRETORIA! Todos precisam estar alinhados para entender as ferramentas disponíveis, o que elas oferecem e como trabalham. Além de como o time irá utilizar e fazer todo a capacitação, envolvendo, claro, o acompanhamento dos resultados. 

Seus vendedores trabalham muito “na rua”?

 

Um dos principais entraves para o uso de CRM por equipes de vendas externas é a impossibilidade de atualizar a todo momento os dados do CRM. É prática de alguns vendedores atualizar uma vez por dia ou até mesmo uma vez por semana os dados do CRM. Mas isso depõe completamente contra as boas práticas de atualização, que deve ser realtime.

Se você é vendedor externo precisa transformar seu celular em uma real ferramenta de vendas. O uso de aplicativos para isso passa por adotar um CRM que tenha sua versão para APP. Escolher uma ferramenta que possua uma boa versão em aplicativo entregará a você e sua empresa grande produtividade, controle e previsibilidade.

Assim, será muito possível implantar um controle de vendas que acompanhe a dinâmica do dia a dia dos vendedores externos. E entregue mais informações importantes para a gestão de vendas.

Leia também: Transformação digital em vendas, um desafio necessário.

 

Controle de vendas, desde a geração de leads

Integração entre marketing e vendas é outra grande opção para aqueles que preferem implantar um controle de vendas mais amplo. Quando um sistema de geração de leads (RD Station Marketing, por exemplo) entrega os contatos diretamente dentro do CRM de vendas, são várias os ganhos.

O aumento da velocidade de recebimento da informação do lead de vendas, aumento da riqueza de detalhes com o histórico de relacionamento durante a jornada de marketing e o retorno de informações de vendas diretamente para o marketing ao longo das tratativas de vendas são 3 de diversas vantagens encontradas em nossos projetos.

Vendas precisa aumentar a sua capilaridade com a ajuda do marketing. Por sua vez o marketing precisa trabalhar em função de vendas para que deixe de ser custo para passar a ser investimento. Ter controle de vendas capaz de realizar esta união entregará para seu departamento comercial novas possibilidades de geração de negócios.

 

O começo do assunto controle de vendas!

 

 Este é o começo deste tema nesta nova trilha de conteúdo. Estamos prevendo 4 artigos sobre o assunto aqui no nosso blog e todos terão link aqui neste artigo. Quer conversar com nosso time de especialistas neste assunto? Faça contato conosco clicando logo abaixo.