Transformação Digital em Vendas, um desafio necessário

 

Transformação Digital em Vendas? Sim! Com certeza! Mas, existe um grande desafio aqui, pois se grande parte das empresas (e profissionais dentro delas) ainda não compreenderam a transformação digital, quem dirá a aplicação em vendas.

Transformação Digital em Vendas, o que pensar sobre ela?

Dias atrás escrevi um primeiro artigo sobre Transformação Digital, olhando pelos principais problemas que ela resolve ou permite uma nova reflexão. Mas, sendo um assunto denso e profundo, não haveria forma de abordá-lo por completo.

Como digo nas palestras, quando falamos de Transformação Digital, a transformação é muito mais que o digital. Se pensarmos na transformação pela qual nossos cliente e consumidores passam nos últimos anos, vemos a quantidade de novos comportamentos e demandas que precisamos atender. Se não está enxergando esta mudança ou não deu atenção para ela, seu problema é outro…

A mudança de era pela qual estamos passando afeta também os times de vendas e marketing das nossas empresas. Vendedores e profissionais de marketing, bem como os líderes destas áreas devem agora lidar com as novas demandas de mercado e com uma quantidade gigante de dados, variáveis, testes e descobertas. A complexidade comercial nunca foi tão grande.

Mas, vou então “passear” por algumas questões que julgo serem importantes falando sobre Transformação Digital em Vendas.

Como se aproximar dos clientes com a transformação digital?

Clientes gostam de empresas e profissionais que conheçam suas necessidades e esta é uma das grandes vantagens da aplicação da transformação digital em vendas. A quantidade incrível de pesquisar informações, encontrar novos dados e identificar tendências com as bases de informações públicas e privadas disponíveis são gigantescas.

As pesquisas sobre clientes corporativos em sites e redes sociais (perfis de empresas e perfis pessoais), bem como os registros de transações e relacionamento em sistemas, mesmo que sejam por e-mail, trazem para a vida do vendedor formas incríveis de descobrir novas abordagens com clientes para alcançar novos resultados.

Se você trabalha com mercado de consumidores finais e atua com grande quantidade de pessoas, as pesquisas eletrônicas, campanhas de quiz e análise de interesses e comportamentos por meio das redes sociais também são ações possíveis e simples de serem implementadas.

Portanto, não existem desculpas de falta de investimento ou de falta de conhecimento para aumentar o nível de domínio sobre as informações do seu mercado e sobre as demandas dos seus clientes.

Somente quando profissionais e líderes de vendas pararem de oferecer o que eles acham que os consumidores precisam para oferecer o que realmente faz a diferença na vida deles, começarão a fazer negócios com alto lucro social e financeiro.

Testar constantemente e medir resultados

Como diz meu amigo, “Se algo nasceu perfeito, então nasceu tarde”. Como fazer com as coisas nasçam no momento certo? Testando e criando seus MVPs. Sim! A experimentação e teste como filosofia empresarial também é uma grande realização dentro da Transformação Digital em Vendas.

MVP é o conceito de Mínimo Produto Viável, ou seja, chega de grandes pesquisas, planejamentos infinitos, tentativas de construção de produtos, serviços e soluções perfeitos. O que vale nesta Mudança de Era é criar rápido coisas novas conectadas com as novas demandas dos clientes, vender e coletar dados sobre uso e satisfação, e no mais importante, estar de “peito aberto” para receber as críticas de onde você deve melhorar, para assim evoluir no sentido que o mercado deseja, não no sentido que você e seus diretores querem.

Daí a importância de medir resultados dos testes que são feitos. A experimentação não é bem-sucedida quanto ela acerta, mas quanto ela gera dados e insights para que as novas tentativas sejam cada vez melhores. Este é o mindset necessário para a inovação nos dias de hoje.

Transformação digital em vendas é tema de palestra?

Com certeza é!!! Transformação Digital é uma palestra descontraída, com linguagem de negócios e não com termos técnicos que ninguém conhece (ou que ninguém gosta). A aplicação das ferramentas e técnicas é passagem obrigatória para que profissionais e seus líderes possam realizar seus experimentos no dia seguinte a palestra e começar a alcançar novos resultados em seus negócios.