Transformação Digital em Vendas, o que pensar sobre ela?
Dias atrás escrevi um primeiro artigo sobre Transformação Digital, olhando pelos principais problemas que ela resolve ou permite uma nova reflexão. Mas, sendo um assunto denso e profundo, não haveria forma de abordá-lo por completo.
Como digo nas palestras, quando falamos de Transformação Digital, a transformação é muito mais que o digital. Se pensarmos na transformação pela qual nossos cliente e consumidores passam nos últimos anos, vemos a quantidade de novos comportamentos e demandas que precisamos atender. Se não está enxergando esta mudança ou não deu atenção para ela, seu problema é outro…
A mudança de era pela qual estamos passando afeta também os times de vendas e marketing das nossas empresas. Vendedores e profissionais de marketing, bem como os líderes destas áreas devem agora lidar com as novas demandas de mercado e com uma quantidade gigante de dados, variáveis, testes e descobertas. A complexidade comercial nunca foi tão grande.
Mas, vou então “passear” por algumas questões que julgo serem importantes falando sobre Transformação Digital em Vendas.
Como se aproximar dos clientes com a transformação digital?
Clientes gostam de empresas e profissionais que conheçam suas necessidades e esta é uma das grandes vantagens da aplicação da transformação digital em vendas. A quantidade incrível de pesquisar informações, encontrar novos dados e identificar tendências com as bases de informações públicas e privadas disponíveis são gigantescas.
As pesquisas sobre clientes corporativos em sites e redes sociais (perfis de empresas e perfis pessoais), bem como os registros de transações e relacionamento em sistemas, mesmo que sejam por e-mail, trazem para a vida do vendedor formas incríveis de descobrir novas abordagens com clientes para alcançar novos resultados.
Se você trabalha com mercado de consumidores finais e atua com grande quantidade de pessoas, as pesquisas eletrônicas, campanhas de quiz e análise de interesses e comportamentos por meio das redes sociais também são ações possíveis e simples de serem implementadas.
Portanto, não existem desculpas de falta de investimento ou de falta de conhecimento para aumentar o nível de domínio sobre as informações do seu mercado e sobre as demandas dos seus clientes.
Somente quando profissionais e líderes de vendas pararem de oferecer o que eles acham que os consumidores precisam para oferecer o que realmente faz a diferença na vida deles, começarão a fazer negócios com alto lucro social e financeiro.
Testar constantemente e medir resultados
Como diz meu amigo, “Se algo nasceu perfeito, então nasceu tarde”. Como fazer com as coisas nasçam no momento certo? Testando e criando seus MVPs. Sim! A experimentação e teste como filosofia empresarial também é uma grande realização dentro da Transformação Digital em Vendas.
MVP é o conceito de Mínimo Produto Viável, ou seja, chega de grandes pesquisas, planejamentos infinitos, tentativas de construção de produtos, serviços e soluções perfeitos. O que vale nesta Mudança de Era é criar rápido coisas novas conectadas com as novas demandas dos clientes, vender e coletar dados sobre uso e satisfação, e no mais importante, estar de “peito aberto” para receber as críticas de onde você deve melhorar, para assim evoluir no sentido que o mercado deseja, não no sentido que você e seus diretores querem.
Daí a importância de medir resultados dos testes que são feitos. A experimentação não é bem-sucedida quanto ela acerta, mas quanto ela gera dados e insights para que as novas tentativas sejam cada vez melhores. Este é o mindset necessário para a inovação nos dias de hoje.
Transformação digital em vendas é tema de palestra?
Com certeza é!!! Transformação Digital é uma palestra descontraída, com linguagem de negócios e não com termos técnicos que ninguém conhece (ou que ninguém gosta). A aplicação das ferramentas e técnicas é passagem obrigatória para que profissionais e seus líderes possam realizar seus experimentos no dia seguinte a palestra e começar a alcançar novos resultados em seus negócios.