Quando falamos de design, estamos falando da importância de inserir a cultura de inovação na sua organização que conecta pessoas aos negócios.
E como iniciar essa cultura de inovação em sua empresa?
Estabeleça conexões entre os departamentos que pensam e os que fazem. A implementação da cultura de inovação por meio design pode ser o elo entre a inteligência e planejamento com a operação e execução, colocando o usuário no centro do desafio, e por meio da empatia levar em conta fatores humanos, nossos desejos e nossa imperfeição, conecta-los com mais afeto.
Essa cultura do design mescla de forma fluída as intenções dos nossos CEO´s com o conhecimento e a experiência dos funcionários e usuários.
A partir desse alinhamento as evidências sobre os problemas e oportunidades ficam mais visíveis, e assim conseguimos administrar melhor a cultura organizacional existente em torno do nosso propósito e das nossas promessas afetivas e de utilidades, e por meio da autenticidade da cultura de inovação atrairemos nossos colaboradores para mais perto dos nossos valores e causa.
Caminhem na mesma direção
As atitudes dos colaboradores e funcionários podem criar ou destruir seu negócio, como fazer com que todos caminhem na mesma direção e como liderar os elementos críticos da vida organizacional e se posicionar perante ao mundo VUCA (Vulnerável, Imprevisível, Complexo e Ambíguo)?
Os desafios são gigantes, pois não vivemos apenas uma “era de mudanças”, estamos vivenciando uma “mudança de era”. Vivemos uma era de acelerações em que as empresas têm que se transformar, precisamos de líderes que fazem as transformações acontecerem e devemos provocar uma mudança cultural nas organizações.
Primeiro: entenda a diferença de estratégia e cultura
A estratégia oferece uma lógica formal para as metas da empresa e orienta as pessoas em torno delas.
A cultura expressa metas por meio de valores e crenças e guia a atividade por meio de premissas e normas compartilhadas pelo grupo. A cultura molda as atitude e os comportamentos e vocês precisam pensar como sua organização funciona atualmente.
Para entender a cultura atual da empresa é preciso determinar onde ele se situa entre esses dois eixos. Comece perguntando sobre qual é o perfil cultural da sua organização:
- O que é valorizado, como as pessoas se comportam e o que as une?
- Onde elas se situam referente ao estilo de cultura, ou seja como as pessoas interagem entre elas, são independentes ou interdependentes?
- Como as pessoas respondem a mudança, preferem a estabilidade ou a flexibilidade?
Outro ponto importante é entender as declarações do líder, os executivos e fundadores expressam sentimentos que fornecem pistas importantes de como conduzem a organização e cultura organizacional. O estilo de cultura se apresenta por diversas características como apresentadas na figura acima, são elas: de acolhimento, por propósito, de aprendizado, por prazer, de resultados, por autoridade, de segurança ou de ordem.
Por meio da cultura de inovação do design thinking podemos alinhar a realidade a dinâmica social da sua empresa, entendendo sobre quais características ela se apoia, modelando o impacto da cultura em seu negócio e avaliando seu alinhamento com a estratégia, isso estimula o propósito comum, quanto mais convergente mais os valores são percebidos e relevantes.
Suas metas estão alinhadas com a direção estratégica? Uma boa meta deve ser especifica e atingível se não ela pode criar ambiguidade e levar escolhas inconsistentes.