O Empreendedor também precisa da sua Metamorfose

O empreendedor é conhecido pela coragem, resistência, resiliência e senso de oportunidade, mas será que ele é conhecido pela capacidade de compreender um ambiente em transformação e se adaptar a ele? É neste ponto que começamos a falar sobre Metamorfose Empreendedora.

Empreender somente por obrigação ou por necessidade nem de longe é o melhor caminho para ter resultados, por isso, compreender talentos, possibilidades novas e aplicação delas às novas demandas de mercado é fundamental. Vamos falar sobre isso a seguir.

Metamorfose Empreendedora – Os 4E’s do SER

Este é um tema que tenho abordado muito nas minhas ações e atividades, como palestrante e consultor ao lado dos meus sócios da empresa Palestras & Conteúdo na inserção de uma cultura de inovação nas organizações e também em minhas atividades de educação executiva, como treinamentos e workshops. 

Espero que as informações e conteúdo apresentado gerem alguns insights sobre o contexto do mundo atual das organizações e profissionais e como podem se posicionar no futuro, apesar de alguns inimigos da mudança acharem que o impacto da transformação digital nas organizações com o Big Data, a adoção de tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), impressão 3D, Blockchain, Realidade Aumentada e Virtual entre outras tecnologias exponenciais e ainda novas ferramentas e metodologias como Design Thinking, Storytelling, Canvas e os processos ágeis de uma Startup, 

 é na verdade uma moda passageira de um aglomerado de dados utilizados apenas de forma comercial para atrair vendas. Será?

 Diante de todas as transformações que são visíveis, como exemplo:  revolução digital, evolução social, evolução da indústria, sustentabilidade e as tecnologias exponenciais. Alguém duvida que as referências passadas têm pouca influência no futuro das organizações no mundo que estão surgindo?

Só não podemos utilizar todos esses dados, novas tecnologias e metodologias sem propósito, utilizá-las por moda ou inveja, sem fundamento ou pior usar como receita pronta. Precisamos criar um futuro inteligente, além da inovação e isso passa por uma mudança de Mindset.

    “Se você não reinventar o que você estiver fazendo, alguém fará isso” Josepg Schumpeter

    A convergência entre os dois mundos (físico e digital) oferece novas possibilidades e visões a partir do surgimento de novas economias e não é só isso, trazem a possibilidade de empresas tradicionais saírem da mesmice e de novas empresas, pequenas, médias e startups espalhadas pelo mundo serem os agentes da mudança. A partir de agora todos podemos ser produtores e empreender é o nosso destino, e será a única forma de reimaginar o futuro e modelar um novo mundo. 

    Empreender refletindo sobre questões importantes 

     

    Precisamos refletir mais sobre o propósito empreendedor da nova era e que empreender por opção e não por necessidade sempre será a melhor forma de transformar o mundo, de realmente fazer a diferença na vida das pessoas. A partir de um problema real, um empreendedor, transforma sua realidade ou a empresa que trabalha como um intraempreendedor.

    E como transformar esse ímpeto empreendedor da nova era e fomentar empresas a agregar valor por meio da arte de criar e inovar?

    A partir de inúmeras experiências vividas em empresas privadas de pequeno, médio e grande porte, startups, instituições acadêmicas e organizações públicas, meus sócios e  eu (Benício Filho, Hugo Santos, Adriana Nogueira e Nelson Corrêa) do Palestras & Conteúdo, iniciamos uma incrível jornada empreendedora, solidificando esses ensinamentos obtidos a partir da multidisciplinaridade e colaboração, com os cases práticos que estivemos envolvidos que estão transformando as relações de uma organização, desde o ambiente interno de relacionamento e autoconhecimento  ao ambiente externo com o mercado e consumidores.

    O programa Metamorfose Empreendedora – Os 4R’s do SER

    E voltando a pergunta: Como transformar esse ímpeto inovador e empreendedor transformador de vidas e negócios da nova era?

    Nasceu os 4E´s do SER, a metamorfose empreendedora, que é o nosso entendimento claro de que o sucesso não se mede pelo que falamos, mas sim pela harmonia em nossa vida pessoal, profissional e os resultados que entregamos. Quem claramente tem essa harmonia, espiritualidade e essência consegue organizar e conectar talentos e ter o tão almejado propósito de empreender.

    Para ajudar as organizações e profissionais a superar o medo do futuro e posicioná-los como os protagonistas do que vai acontecer, descrevo aqui um breve comentário do que é a jornada 4E´s do SER na inserção da cultura de inovação.

    Primeiro “E” o Empoderar as pessoas, engajar em torno da sua causa, ser inconformado e acreditar, que existe algo a mais, além do que fisicamente somos, isso eleva a nossa capacidade de entender onde podemos chegar. A busca pela nossa vocação, potencializando nossos saberes. Por que não gerar nosso próprio conteúdo e não apenas seguir o que se faz lá fora.

    Segundo “E” de Empreender, empreenda onde estiver, precisamos potencializar a meta habilidade de sonhar e criar, com a capacidade de extrair ideias do conhecimento por meio da intuição e imaginação aplicada. Dissociar nossos pensamentos do linear e do lógico para o exponencial, invadir outros domínios, criar conexões, fazer networking é uma das maneiras de aumentar a nossa capacidade de sonhar.

    Terceiro “E” de Envolver, sim envolva as pessoas, você já parou para pensar sobre o que torna seu negócio valioso não é o que você vende, mas sim sua a habilidade de resolver problemas complexos ou suprir uma necessidade. Colocar as pessoas no centro das decisões, as organizações se posicionam de fato ter o propósito de impactar vidas.

    Quarto “E” de Entregar, promova experiências com autenticidade, aliás é na autenticidade com que fazemos as coisas, que atraímos as pessoas para perto de nós. É preciso estabelecer uma relação de confiança e de significados com o usuário, nossos valores precisam ser relevantes e nosso propósito percebido, promover a emoção que inspira e transforma.

    (*) Cultura 4E´s do SER, a metamorfose empreendedora é um conceito e processo idealizado pela empresa Palestras & Conteúdo.

    E desse alinhamento e das muitas trocas de experiências durante o processo e mais importante do que desenvolver mais um produto, serviço ou negócio é resgatar e buscar crenças e histórias de vida que aproximavam sua essência e espiritualidade aos negócios.

    Entender qual a nossa causa e a diferença que faremos na vida das pessoas, isso nos tornará um líder exponencial da nova era.

    O Empreendedor, queremos falar com você

     

    A melhor forma de demonstrar o quanto este programa pode ser importante para você ou para a associação à qual faz parte é agendar uma conversa com o nosso time. Clique aqui e faça contato conosco.

     

    Marcos Batista

    Apresentador Inova360 da Record News, Palestrante, Professor, Consultor e Empreendedor

    Inovação | Design | Empreendedorismo | Startup