O Marketing Digital está velho…
Por mais incrível que pareça podemos dizer que o Marketing Digital “tradicional” já devia ter sido enterrado por empresas, profissionais e agências de marketing. A velha mania de (somente) “gerenciar as redes sociais” ou “aumentar sua presença digital” ficou velha e chegou ao final da vida sem entregar resultados. Infelizmente fica dizendo “no meu tempo, tudo era mais fácil”… que saudosismo…
Boa parte da sua sobrevida foi (ou é) a insistência dos profissionais que atuam em Marketing Digital (sejam clientes ou fornecedores) em achar que essas práticas antigas já bastam e que não é necessário elevar o nível do marketing feito pelas suas empresas. Esse é um grande engano!!!
Esse engano leva a diversos empresários e empreendedores (nossos queridos clientes) a dizer o tempo inteiro que “Marketing Digital não funciona” ou “Já tentamos fazer isso aqui, mas não tivemos resultado”. Quem já ouviu questões como esta levante a mão…
Então é o seguinte: Continue lendo esse artigo se você quer, como eu, mudar esta situação. Vamos nessa???
Empresários precisam investir no futuro
Para começar eu falei “investir no futuro” e não apostar no futuro. Marketing Digital não é uma questão de aposta ou de custo, mas sim uma questão de investimento. É claro que experiências ruins anteriores levam os empresários categorizarem o Marketing Digital como custo.
Se o marketing da sua empresa é somente custo, provavelmente está desperdiçando recursos financeiros e humanos. Ao contrário disso, se você e sua empresa investem em Marketing Digital, partimos da premissa que estão tendo retorno com ele, ok?
Quais seriam então, as formas deste empresário investir no Marketing Digital:
- Aprender mais sobre Marketing Digital – Você contratará e gerenciará melhor se souber mais sobre o porquê sua agência de marketing ou profissional interno realiza as atividades;
- Acompanhar e aguardar tempo necessário – Marketing Digital não dá resultado em curto prazo, assim, aguardar tempo necessário para que os resultados venham é fundamental;
- Estar disposto a experimentar novas formas de Marketing – A única forma de alcançar novos resultados é fazendo coisas novas. Ter coragem de experimentar é o caminho para chegar a novos patamares;
- Ter métricas e metas claras para os resultados – “Tudo que você mede, aumenta de resultado”. Essa frase não é minha, mas adoro ela! Medir resultados constantemente dará a você previsibilidade que precisa;
Profissionais pressionados trazem cada vez menos resultados
Nós seres humanos vivemos nos protegendo de riscos, sempre! Esse processo é um dos mais básicos e antigos processos programados no nosso cérebro (não teríamos sobrevivido aos Mamutes sem isso… rsrs).
A questão é que assim, ficamos o tempo inteiro protegendo nossos empregos e nossos cargos, incluindo o profissional de marketing.
Pressionar por resultados é bom, mas fazer isso sem entregar novas ferramentas, aprovar novos experimentos e encorajar o erro para alcançar novos resultados fará com que profissionais de marketing (em nossas empresas ou em nossas agências) tentem fazer somente “mais do mesmo”.
Por natureza os profissionais de marketing e comunicação são arrojados, atrevidos, amantes do risco e vanguardistas de tendências, certo? Nem sempre, infelizmente.
Cabe então aos empresários, empreendedores e líderes a provocar estes profissionais, parte com cobranças, mas muito com aberturas a novas realizações.
Eu desejo um Novo Marketing Digital para você e sua família!!!
Acredite! O Ano ainda está começando, então dá tempo de iniciar questões novas, trazer práticas renovadas e alcançar novos resultados. Acelere seu processo de Marketing Digital e viva a tração de negócios que sempre quis!
Isso tudo não é mágica, mas é extremamente necessário.
Até a próxima
Hugo Santos