Começo meus artigos ajudando os leitores a compreender o atual mundo em que vivemos. O MUNDO DA STARTUP!
Não sou psicólogo ou psicanalista, porém confesso que existem muitas pessoas vivendo em um mundo que não existe mais. Estas pessoas correm um sério risco de sofrerem de algum mal comportamental sem que saibam disso.Por que estou dizendo isso? Sou empresário de tecnologia há 20 anos e estudioso do mercado empreendedor com atenção especial ao mundo das Startups. Quando cinco anos atrás eu resolvi iniciar alguns estudos sobre este conceito de “Startups” confesso que quase nada conhecia.
Nesta jornada de estudos passei a compreender o modelo e a ser o que chamamos de evangelizador dos conceitos de Startups. Evangelizar nada mais é do que levar a boa nova. É essa boa nova que está transformando nosso mundo. Nossas relações com muitos dos produtos ou serviços que consumimos ou utilizamos está sendo drasticamente alterada. Meios de transporte, saúde e educação, mídias digitais, bancos ou ainda alimentação estão mudando completamente a forma como se relacionam conosco.
Startup – A era do valor
Hoje não queremos mais acumular nada, compramos apenas o que gera valor para nós. Valor é algo percebido, sentido, e não apenas mencionado em uma campanha publicitária. O que não faço experiência não é valor de fato. As startups sabem disso tudo e justamente por isso estão reinventando nossa relação com quase tudo. Não compraremos em breve como compramos hoje. Nos EUA, a Amazon e o Google já disponibilizam nos lares americanos um equipamento que, através da voz, faz tudo para nós: liga a luz da sala, liga a cafeteira ou ainda faz as compras no e-commerce. Comprar no modelo tradicional será coisa do passado em poucos anos.
Imagine então aquele médico chato que nunca atende no horário e escreve de forma indecifrável? Algumas Startups começam a ter plataformas de agendamento de consultas em que você avalia justamente os quesitos que mais somos maltratados. Pontualidade, atenção e clareza. Realmente as Startups estão mudando o mundo!
Carro então, por que você teria um se pode chamar quando precisar? Não ter que dirigir ou ainda não pagar seguro, IPVA multa etc…? Isso já é realidade. Nos EUA, 500 carros já operam de forma autônoma e estima-se que até 2030, 40% da frota seja desta forma. Está chegando enfim o tempo em que o consumidor será o protagonista.
A inovação aliada às necessidades do consumidor
O melhor é que vivemos um momento único em nossa história. Um momento em que pequenas empresas, as tais Startups, podem destronar uma enorme corporação tendo como pilares o bom atendimento, o preço justo e a inovação. As grandes que se cuidem, pois hoje os pequenos desafiam qualquer corporação uma vez que o poder de compra está na mão de quem sempre deveria ter estado, o consumidor, que pode escolher entre quem mais oferece valor a ele.
Nestes artigos irei aprofundar o conceito de startup, apresentar inúmeras formas de empreender neste novo universo, oferecer oportunidades de investimento bem como explicar como elas funcionam e ainda ajudar nosso leitores a entenderem como fazer esta incrível experiência de viver neste admirável mundo novo!
Para concluir os artigos, sempre irei deixar o link de duas Startups brasileiras que estão mudando nosso mundo. Naveguem, compartilhem e comentem.
Forte abraço a todos!
Startup que está revolucionando a alimentação Pet no Brasil.
Veja as escolas regulares podem de fato ensinar inglês para nossos filhos.