Treinamento em vendas uma necessidade imediata

Treinamento em vendas divide opiniões. De um lado, aqueles que já desenvolveram o hábito de aprender cada dia mais sobre vendas. Do outro, profissionais que desistiram de treinamentos por terem passado por experiências ruins. O que fazer sobre isso?

Treinamento em vendas uma necessidade imediata

Uma das áreas que mais demanda treinamento em corporações e associações é a área de vendas. Porém, sabemos que nem sempre os gestores que aprovam estes treinamentos ficam contentes com o resultado que eles oferecem. Do outro lado, conseguir a atenção necessária do time de vendas no momento da realização do treinamento também não é uma tarefa simples.
Como vendedores sempre foram conhecidos por “não precisar de faculdade”, nem todos os profissionais têm o hábito de participar de treinamentos em vendas. Neste artigo falo um pouco sobre cada uma destas questões e esclareço sobre a necessidade de treinamentos e sugiro o momento certo para investir nestas ações para os seus vendedores.

Os treinamentos ruins pelos quais passamos

Sim! Treinamentos ruins pelos quais passamos deixam marcas complicadas. Quem nunca ficou fechado horas e horas em uma sala de treinamento recebendo uma enxurrada de conteúdos ruins, ministrados por um treinador despreparado ou pouco didático? Em uma outra versão, todos nós vendedores já participamos de palestras puramente motivacionais. Pulamos, gritamos, fazemos gincanas, dinâmicas, até choramos… Mas, depois de alguns dias todo aquele impacto passa por falta de entrega de ferramentas que poderíamos utilizar no dia a dia. Assim, experiências anteriores ruins atrapalham a nossa busca por novos treinamentos, diminuindo muito a crença de que treinamentos podem nos ajudar nas nossas atividades diárias, principalmente, contribuir para que tenhamos mais resultados na atividade de vendas.

Se a forma de comprar muda…

Todos nós concordamos que o mundo conectado trouxe novas formas e possibilidades de compra para os nossos clientes, sejam eles consumidores corporativos ou consumidores pessoais (pessoa física). Este é o primeiro motivo, na minha humilde opinião, que deveria levar empresas a investir constantemente na entrega de novos treinamentos em vendas para seus colaboradores. Se o mundo que está à minha volta muda, eu preciso mudar também.  
Neste momento a principal sugestão é aprender sobre o consumidor conectado, sobre como as informações da internet alteram a decisão de compra e sobre como fazer conexão presencial ou por telefone neste momento em que pessoas evitam contatos pessoais, preferindo WhatsApp, por exemplo.

Treinamento em vendas resolve algo?

Sozinho ele não resolve muita coisa, mas abre os caminhos para as soluções. Treinamento em vendas abre as portas para novas atitudes, porque entrega novos conhecimentos, principalmente, novas ferramentas para que vendedores mudem seu dia a dia. É neste ponto que insisto na desistência de treinamentos somente motivacionais pelas empresas.
Existe ainda uma insistência de gestores e diretores de vendas em contratar palestras motivacionais ao invés de treinamentos mais técnicos. É importante entender que a motivação passa, mas o conhecimento fica. Entregar ferramentas e técnicas práticas e aplicáveis no dia a dia de vendas é a forma de aumentar a performance dos vendedores e resolver problemas objetivos de vendas.

Quando devo começar a treinar?

 

Agora mesmo!!! Por que digo isso? Porque muitas vezes empresas querem buscar o momento mágico para aplicar o treinamento, unir treinamento em vendas com congresso de vendedores, com festas de comemoração da empresa.

Vamos lembrar que nossos concorrentes podem estar agora fazendo treinamento em vendas para seus colaboradores, aumentando a sua capacidade de conversão de negócios e nós, ficando para trás por aguardar tempo demais para fazer a nossa parte.

Vamos conversar mais sobre isso? Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas em treinamento para vendedores.